“O Futuro em nossas mãos: Escola Pública como Lugar de Destino e de Partidas”. Este é o tema que inspira tempos e movimentos de formação e autoformação dos profissionais de educação da Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari na Jornada Pedagógica 2024 – Dimensão de Rede, que acontece entre os dias 21 e 23/2 (de quarta a sexta-feira), instituindo um ciclo político e pedagógico produtivo e propositivo, cujos pressupostos reúnem educação, direitos humanos e equidade como categorias fundantes.
Promovido pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), as atividades da Jornada Pedagógica 2024 foram realizadas, ainda, nas primeiras semanas do mês de fevereiro, culminando com os encontros que marcaram a etapa da Dimensão Escolar, quando aconteceram quatro encontros de boas-vindas aos profissionais, em paralelo às atividades de planejamento que aconteceram nas próprias unidades escolares.
A programação da Jornada Pedagógica 2024 – Dimensão de Rede foi organizada a partir de temáticas transversais como Educação Antirracista, Equidade, Educação Integral e Integrada, Movimentos Curriculantes e Práticas Pedagógicas, Educação Midiática e Protagonismo dos Estudantes, entre outros, considerando as diversas etapas/modalidades da educação formal, corroborando para o planejamento e construção de um currículo contextualizado, inclusivo e articulado, de modo que potencialize as aprendizagens dos alunos de Camaçari. Como relicário de projetos de vida de cerca de 40 mil estudantes, de sonhos das famílias camaçarienses e do cotidiano escolar, emerge a Pedagogia da Esperança como trilha de vida.
Essa etapa de trabalhos articulados dá contorno ao planejamento das práticas pedagógicas para o Ano Letivo de 2024, anunciando as disposições de todos os educadores e educadoras para defender, proteger e transformar a escola pública. A secretária da Educação, Neurilene Martins, descreve a Jornada Pedagógica 2024 como “um momento importante para acolher os educadores, inspirá-los para o estudo, à pesquisa e, essencialmente, para fortalecer o trabalho colaborativo. São muitos os desafios impostos à educação no tempo presente e precisamos resguardar a missão da escola, que é: educar para a vida, para a humanidade, para a solidariedade. Os projetos de vida dos nossos estudantes e seus sonhos devem compor esse cenário”, explicou.
Para dialogar com os profissionais de educação da rede, refletindo sobre o tema geral e as temáticas propostas, o evento conta com a participação de renomados educadores, escritores e personalidades como: Natanael dos Santos, historiador, professor da Unicamp, escritor de livros didáticos e paradidáticos e diretor da Griô Educacional; Aldri Nascimento, ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura pelo livro “Namíbia Não!”, ator, dramaturgo, roteirista, apresentador do programa Conexão Bahia da Rede Bahia; Fátima Freire, pedagoga, escritora, palestrante e formadora de educadores na metodologia Freiriana – método Paulo Freire que consiste numa proposta para a alfabetização de adultos –; entre outros, compondo as conferências, palestras e mesas temáticas da programação, que também inclui ação de formação leitora, na perspectiva da educação antirracista, com distribuição dos livros: “Uma vida marcada pela educação”, “Pequeno Manual Antirracista” e “Pretamorphosis: biografia não autorizada de um ex-branco” que abordam essa temática.
Ressalte-se que os encontros de boas-vindas aos educadores da rede, que compuseram a Jornada Pedagógica na Dimensão Escolar, também se constituíram oportunidades de planejamento e reflexão sobre as práticas educativas a serem implementadas no Ano Letivo 2024. As ações formativas iniciaram no dia 05 de fevereiro, quando o pesquisador português António Nóvoa dialogou com os profissionais que atuam no ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano). As demais etapas – Educação Infantil, Anos Finais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) – também foram contempladas, com encontros que contaram com palestras da pedagoga, professora doutora Ana Sueli Pinho; e do psicopedagogo, historiador e analista bioenergético, professor doutor Zelão Teixeira.
Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsas