Sexta, 19 de Abril de 2024
77 9 9927 9463
Educação Bahia

Uneb alcança nota 4 no IGC/MEC e se mantém entre as universidades públicas de maior destaque no país

A avaliação, que faz parte dos indicadores de qualidade da educação superior do (MEC) e do Inep, refere-se ao ano de 2022. O post Uneb alcança nota...

04/04/2024 05h58
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Ilustração
Ilustração

A Uneb alcançou o conceito 4, em uma escala de 1 a 5, no Índice Geral de Cursos (IGC), mantendo-se entre as instituições de ensino superior públicas mais bem avaliadas na Bahia e no país. A avaliação, que faz parte dos indicadores de qualidade da educação superior, elaborados pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), refere-se ao ano de 2022, último período apreciado, e foi divulgada nacionalmente na última terça-feira (2).

Mantendo-se na faixa 4 do índice, na elite das instituições de ensino superior (IES), a universidade avança no chamado IGC Contínuo, evoluindo de 3,11 pontos (2021) para 3,19 pontos (2022). “Recebemos com grande satisfação a avaliação do IGC que atribuiu uma nota alta à nossa instituição, com o conceito 4. Esse resultado é fruto da contribuição significativa de nossos estudantes, docentes e técnicos, que realizam um trabalho coletivo, fortalecendo a Uneb. Somos uma universidade diversificada, plural e com um histórico de contribuição para a formação das pessoas, oferecendo ensino público de qualidade, realizando pesquisas que trazem benefícios para a sociedade baiana e promovem uma extensão engajada com a sociedade baiana e brasileira”, destacou a reitora Adriana Marmori.

Segundo a secretária Especial de Avaliação Institucional (Seavi) da universidade, Eliene Maria da Silva, o resultado da avaliação, reforça as melhorias nos cursos de graduação e pós-graduação. “A Uneb vem alcançando um crescimento contínuo no IGC por oito anos seguidos. Consideramos que esse desempenho revela o esforço que a instituição vem fazendo no investimento e na qualificação de processos e procedimentos para uma efetiva melhoria nos seus cursos de graduação e de pós-graduação”.

Em relação ao último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado em 2022, dos 29 cursos avaliados da universidade, nove obtiveram conceito satisfatório (nota 3); 13 obtiveram conceito bom com a nota 4, e um curso obteve a nota máxima 5, considerada excelente. O Índice Geral de Cursos (IGC) é um dos indicadores de qualidade da educação superior em todo o país, os quais compõem o ciclo de resultados calculados a partir do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Fonte: Ascom/Uneb

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias