Sábado, 18 de Maio de 2024
77 9 9927 9463
Saúde Saúde

Sesau amplia público-alvo para vacinação contra a dengue a partir desta quinta (18)

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), segue a recomendação do Ministério da Saúde (MS), e, a partir desta quinta-feira...

18/04/2024 16h09
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Camaçari - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), segue a recomendação do Ministério da Saúde (MS), e, a partir desta quinta-feira (18/4), amplia o público-alvo da vacinação contra a dengue para pessoas com idade entre 6 e 16 anos. Até o momento, 4.809 crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos, já foram vacinadas no município.

Temporária, a estratégia será adotada para aplicação das vacinas da dengue que estão próximas ao vencimento, que é 30 de abril, e que fazem parte do quantitativo de imunizantes doados ao Brasil em fevereiro. Aqueles que forem contemplados por meio deste plano de ampliação da vacinação terão a segunda dose garantida, a qual deve ser aplicada com intervalo de 90 dias entre elas.

Durante a semana, a imunização contra a dengue no município acontece todos os dias, pela manhã e pela tarde, nas 42 unidades de saúde espalhadas pela sede e costa. Sendo que na Unidade de Saúde da Família (USF) da Gleba B, a vacinação acontece de segunda a sábado, das 8h30 às 18h30.

Para serem vacinadas as crianças e adolescentes precisam estar acompanhadas dos pais e/ou responsáveis legais, que devem apresentar cartão de vacinação e número do cartão SUS ou CPF da pessoa que receberá a imunização. No momento da vacinação a equipe verificará quando foi a última vacina que a pessoa recebeu e se está dentro do prazo mínimo de intervalo para receber a da dengue.

Conhecida como Qdenga, a vacina da dengue não pode ser aplicada em crianças que estão com a doença ou sintomas sugestivos; imunossuprimidas (que têm baixa imunidade); e que tenham tido dengue há menos de seis meses.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias