Quinta, 18 de Julho de 2024
Região Sudoeste Guanamb - BA

São João do Gurutuba começa nesta sexta em Guanambi com 9 dias de festa

Festa junina tradicional de Guanambi tem início com 38 atrações confirmadas

14/06/2024 16h45 Atualizada há 4 semanas
Por: Redação Fonte: Achei Sudoeste
Reprodução/Prefetura de Guanambi
Reprodução/Prefetura de Guanambi

A tradicional festa junina São João do Gurutuba tem início nesta sexta-feira (14), em Guanambi, e promete agitar a cidade com nove dias de muita música, cultura e animação. A programação, que vai até o dia 22 de junho, reúne 38 atrações confirmadas até o momento, incluindo grandes nomes do forró como Mari Fernandes, Solange Almeida, Silvano Sales, Matruz com Leite e Cavalo de Pau.

Mais espaço para a festa

Este ano, a festa terá um espaço ainda maior para receber o público. A área da festa foi ampliada de 7 mil metros quadrados para quase 10 mil metros quadrados, com a inclusão de duas ruas que ficam entre a praça do evento e o centro administrativo. Segundo o secretário municipal de cultura, Vítor Boa Sorte, a medida foi necessária para atender à crescente demanda da festa.

"Fomos notando que a praça estava ficando limitada e, em conversa com o prefeito, entendemos que duas ruas que ficam entre a praça e o centro administrativo davam pra ter o seu piso elevado e juntar com a área da praça. Isso foi feito e agora temos um terreno de 10 mil metros quadrados. A expectativa é muito grande", pontuou o secretário.

Segurança reforçada

Para garantir a segurança dos foliões, a festa contará com um esquema especial de segurança, que inclui a presença de 26 bombeiros militares, 20 bombeiros civis, 65 policiais militares, 20 seguranças privados, 23 agentes de trânsito e fiscais da prefeitura. Além disso, todo o circuito da festa será monitorado por um sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial.

"Estamos sempre aprimorando a questão da segurança. A gente sabe que o São João do Gurutuba é uma festa muito grande, que atrai um público significativo, então a gente precisa ter um esquema de segurança à altura", afirmou Boa Sorte.

Impacto na economia local

O São João do Gurutuba movimenta a economia local e de toda a região. Segundo o secretário de cultura, a festa gera emprego e renda para diversos setores, como comércio, serviços e turismo.

"É toda uma cadeia produtiva que se movimenta. Tem os comerciantes que vendem seus produtos na festa, os hotéis que ficam lotados, os restaurantes que atendem ao público, os taxistas, enfim, é muita gente que se beneficia da festa", disse Boa Sorte.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias