Sexta, 18 de Outubro de 2024
77 99927-9463
Região Sudoeste Guanambi - BA

Operação Ceres: Guanambi e Riacho de Santana no centro de investigação de corrupção ambiental

Seis pessoas, incluindo servidores e ex-funcionários do Inema, são alvos de ação conjunta do Ministério Público e Polícia Militar da Bahia

20/07/2024 08h32 Atualizada há 3 meses
Por: Redação
Reprodução /
Reprodução /

Seis indivíduos, entre servidores e ex-funcionários do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), foram alvos na manhã desta sexta-feira, 19 de julho, da ‘Operação Ceres’, deflagrada pelo Ministério Público estadual, através do Grupo de Atuação de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e da Promotoria de Justiça de Proteção da Moralidade Administrativa. A operação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Companhia Independente de Policiamento Especializado da Região Sudoeste da Polícia (Cipe Sudoeste) e do Comando de Policiamento Regional do Extremo Sul da Bahia, da Polícia Militar.

Os investigados são acusados de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa. De acordo com as investigações, o grupo estaria envolvido em um esquema de pagamento de propinas no valor total de quase R$ 16,5 milhões, cobradas para a concessão ilegal de licenças ambientais e autorizações de supressão de vegetação, entre 2019 e 2023. As propinas foram, em grande parte, pagas por fazendeiros ou empresas do setor rural do oeste baiano, através de depósitos bancários nas contas de um dos investigados.

A operação cumpriu sete mandados de busca e apreensão em endereços residenciais nos municípios de Salvador, Camaçari, Guanambi e Riacho de Santana, além de uma empresa em Lauro de Freitas. A 1ª Vara Criminal Especializada da capital também determinou, a pedido do MP, a suspensão das funções de um técnico do Inema e o sequestro de bens dos investigados. O material apreendido, que inclui documentos, celulares, computadores e joias, será analisado pelos promotores de Justiça e encaminhado aos órgãos competentes para as medidas cabíveis.

O nome da operação faz referência a Ceres, a deusa romana da agricultura e da fecundidade da terra, em alusão à natureza dos crimes investigados.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias