Quarta, 18 de Setembro de 2024
77 99927-9463
Brumado Brumado - BA

Brumado e mais cinco cidades da Bahia recebem a nova carteira de identidade nacional a partir de quinta-feira

A ampliação da emissão da CIN inclui Alagoinhas, Brumado, Guanambi, Jacobina, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim, com suspensão temporária do RG nos postos afetados

11/09/2024 14h02 Atualizada há 4 dias
Por: Redação
Reprodução /Whatsapp
Reprodução /Whatsapp

A partir desta quinta-feira (12), a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) estará disponível em seis novos postos SAC no interior da Bahia, marcando um avanço significativo na modernização dos documentos de identificação no estado. Os postos que passam a oferecer a CIN são Alagoinhas, Brumado, Guanambi, Jacobina, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim.

Continua após a publicidade
Anúncio

Para a implementação da CIN, a emissão do antigo RG estará suspensa nos dias 9 a 11 de setembro nestes locais. No entanto, cidadãos que já solicitaram o antigo RG poderão retirá-lo normalmente, apresentando o protocolo correspondente, sem a necessidade de agendamento.

A CIN, que substituirá o RG, é gratuita para a primeira via e utilizará o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para obter o documento, os interessados deverão apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil em sua versão original. Se a certidão estiver plastificada, também será necessário levar uma cópia.

Além de substituir o antigo RG, a CIN permite a inclusão de diversos outros números de documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. O novo documento também possibilita a inserção de informações de saúde, como condições relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiências auditiva, visual, física e intelectual, além de dados como tipo sanguíneo, fator RH e opção para doação de órgãos.

Outra inovação é a possibilidade de incluir o nome social, conforme solicitado pelo cidadão. Se houver uma alteração no nome registrada na certidão de nascimento, este novo nome prevalecerá. A CIN também estará disponível em versão digital no GOV.BR três dias após a impressão do documento físico, e inclui um QR Code para verificação da autenticidade e dos dados.

Os cidadãos não precisam trocar imediatamente seus documentos antigos, pois o RG continuará válido até 28 de fevereiro de 2032. A CIN terá validade variada conforme a faixa etária: 5 anos para pessoas de 0 a 12 anos incompletos, 10 anos para aqueles de 12 a 60 anos incompletos, e validade indeterminada para maiores de 60 anos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias