Sábado, 23 de Novembro de 2024
11970913116
Região Sudoeste Eleições 2024

Justiça Eleitoral manda retirar vídeo de Jerônimo Rodrigues do “Brumadinho de Açúcar”, apesar de divulgado pelo Avante

Vídeo em que Jerônimo Rodrigues supostamente pede votos para o Avante 70 é removido por ordem judicial; conteúdo foi divulgado no perfil “brumadodeaçucar” e nas redes oficiais do partido.

26/09/2024 23h07 Atualizada há 2 meses
Por: Redação
Reprodução/Redes sociais
Reprodução/Redes sociais

A Justiça Eleitoral determinou, na quarta-feira(25), que o Facebook retire do ar um vídeo manipulado em que o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, aparece, supostamente, pedindo votos para o partido Avante 70. O vídeo, publicado no perfil "brumadodeaçucar" no Instagram, teve sua remoção ordenada com base no processo nº 0600343-81.2024.6.05.0090, por descontextualizar e distorcer a fala do governador, criando uma narrativa falsa com o objetivo de confundir os eleitores.

Continua após a publicidade
Anúncio

A decisão judicial, fundamentada no art. 300 do Código de Processo Civil (CPC), destacou a urgência de retirar o conteúdo por conta do potencial impacto negativo no processo eleitoral. A Justiça concluiu que o vídeo altera as declarações originais de Jerônimo Rodrigues, configurando violação ao direito de imagem, conforme os artigos 45, §6º, e 54 da Lei das Eleições.

O vídeo, além de ter sido publicado no perfil "brumadodeaçucar", o vídeo também foi divulgado nas redes sociais oficiais do partido Avante, incluindo postagens feitas pelo presidente do partido na Bahia, Ronaldo Carletto, e pelo deputado federal Neto Carletto, ambos do Avante, que faz parte da base de apoio do governo estadual e federal, o que adiciona uma camada de controvérsia à remoção. A Justiça Eleitoral enfatizou a necessidade de vigilância em casos de manipulação audiovisual, que violam tanto as diretrizes da Resolução TSE nº 23.610/19, que regula a propaganda eleitoral, quanto o Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/14).

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por AVANTE 70 - BA (@avante70ba)

O Facebook foi notificado para remover o vídeo dentro de 48 horas, sob pena de multa diária de R$ 10.000, limitada a R$ 50.000, caso a ordem não seja cumprida. Este não é o primeiro incidente envolvendo o perfil "brumadodeaçucar", que já enfrentou processos semelhantes, reforçando a importância de manter as normas eleitorais para garantir um pleito justo e transparente.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias