Quinta, 21 de Novembro de 2024
11970913116
Bahia Estudante

Moradora de Feira, idosa de 82 anos ganha medalha em Olimpíada de Matemática

Romilda Conceição voltou a estudar aos 82 anos, em Feira de Santana

02/11/2024 08h43
Por: Redação
Reprodução/
Reprodução/

Determinada a realizar um sonho antigo, Romilda Silva da Conceição, uma idosa de 82 anos, voltou à sala de aula e, em menos de um ano de estudos, já colhe os frutos de sua dedicação. No ano passado, ela ingressou no programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Clóvis Ramos Lima e, recentemente, conquistou uma medalha de menção honrosa na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

Continua após a publicidade
Anúncio

Além da honraria, Dona Romilda avançou para a segunda fase do concurso, cuja prova foi aplicada em 19 de outubro. “Eu estava na sala, a professora foi e me chamou: ‘sabe que a senhora passou?’. (…) Pra mim, foi uma surpresa eu ter passado, eu tenho até a medalha”, contou com orgulho, exibindo a premiação à equipe da TV Subaé, afiliada da TV Bahia.

A trajetória de Dona Romilda com a educação foi marcada por interrupções ao longo da vida. Nascida em Santo Estevão, município próximo a Feira de Santana, ela teve de deixar os estudos várias vezes. Na infância, era chamada para trabalhar na roça com o pai, o que tornava o aprendizado quase impossível após dias exaustivos de trabalho. Depois, já adulta, casou-se e dedicou-se à família, adiando ainda mais o retorno às aulas.

Agora, na terceira idade, com os filhos crescidos e mais tempo para si, Dona Romilda encontrou motivação para voltar a estudar. Para a família, ela é um exemplo de perseverança. “Quando você vê muitos adolescentes deixando de estudar, se envolvendo no mundo da criminalidade, e ela está ali perseverante, sempre buscando conhecimento. Essa sede de conhecimento levou ela a estudar, conhecer mais as coisas”, disse a recepcionista Raíne Conceição, uma das filhas da estudante medalhista.

O impacto dos estudos na vida de Dona Romilda tem sido evidente, de acordo com os parentes. “Os estudos até deixaram ela com um espírito mais jovem”, comentou Raíne. A idosa é agora um orgulho para a família e um exemplo inspirador para jovens e adultos que compartilham do desejo de continuar aprendendo, independentemente da idade.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias