As estratégias da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) para o incremento do setor no estado e as potencialidades dos atrativos baianos foram apresentadas, na quinta-feira (3), na sede do órgão, em Salvador, a 26 alunos do curso de turismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
O titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, falou sobre as atividades da pasta nas 13 zonas turísticas baianas e dos bons resultados do estado na atração de visitantes nacionais e internacionais, sendo o líder no país e o principal portão de entrada dos estrangeiros que procuram o Nordeste. “É gratificante receber esses futuros profissionais da indústria de viagens e saber que o trabalho desenvolvido pelo Governo da Bahia no setor serve de referência para Pernambuco”, declarou Bacelar.
“Escolhemos a Bahia não apenas por ser o principal destino turístico do Nordeste, mas também por ser um estado irmão, que desperta curiosidade e interesse. Além disso, o governo baiano vem desenvolvendo ações de planejamento estratégico no turismo que têm muito a ensinar ao restante do Brasil. Foi exatamente isso que os alunos vieram conhecer”, explicou o professor do Departamento de Hotelaria e Turismo da UFPE, Elidomar Alcoforado, que coordenou a aula de campo.
“Percebemos que aqui na Bahia existe um potencial incrível. A conversa com o secretário de Turismo foi especialmente valiosa”, completou a estudante Janaína Oliveira, 38 anos.
Durante quatro dias, os universitários pernambucanos também fizeram um city tour pelos principais pontos atrativos de Salvador e participaram do desfile 2 de Julho, além de visitar Praia do Forte. “A Bahia é um exemplo para o turismo no Brasil. Sabemos dos desafios que Pernambuco enfrenta nesse setor, e ver aqui resultados concretos, grandes ações e investimentos, foi um aprendizado enorme. Tudo o que eu vivenciei vou levar comigo para sempre”, relatou o aluno Gleison Ferreira, 33 anos.
Fonte: Ascom/Setur-BA