O senador Izalci Lucas (PL-DF) defendeu nesta quarta-feira (9) que o governo federal faça investimentos estruturantes na educação pública, em lugar de programas assistencialistas. O senador questionou a eficácia do programa Pé-de-Meia, que concede auxílio financeiro a estudantes do ensino médio desde que eles concluam a sua formação.
Para Izalci, o programa não reestrutura o ensino médio e serviria apenaspara manter os jovens como "massa de manobra".
— A gente precisa tratar a educação como prioridade real, não é só discurso. Esses programas não têm nenhuma estrutura e não levam a lugar nenhum. O que leva o aluno a frequentar a escola é ter o prazer de ir para a escola, é qualidade. A juventude hoje não consegue mais ficar numa sala de aula sem tecnologia, sem laboratório, sem esporte, sem cultura — afirmou.
O senador defendeu que a educação profissional e tecnológica seja prioridade permanente do Estado, e não apenas de governos eventuais. Ele elogiou o trabalho do Sistema S no ensino técnico e alertou para a carência de mão de obra qualificada no país, especialmente nas áreas de tecnologia e engenharia.
Izalci também defendeu a aprovação do projeto da Lei de Responsabilidade Educacional ( PL 88/2023 ), que estabelece obrigações para gestores públicos no cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) .