Com o tema “Riquezas da Terra: valorizar culturas e vivências dos povos e territórios do Semiárido baiano”, o 3º Festival Territorial da Pesca Artesanal e Aquicultura promete movimentar o município de Sobradinho (BA) nos dias 1º e 2 de agosto.
O evento, realizado pela Cooperativa de Produção e Comercialização dos Derivados de Peixes de Sobradinho (Coopes Sobradinho), tem como objetivo promover a troca de conhecimentos, incentivar a comercialização do pescado e seus derivados, além de impulsionar o turismo e valorizar a cultura local.
“Esse festival é muito importante para Sobradinho e região, pois estimula o crescimento econômico, a colaboração entre os produtores e a qualificação dos participantes. Além disso, contribui para difundir informações, valorizar os potenciais gastronômicos, integrar diferentes segmentos da agricultura familiar e gerar emprego e renda. Também evidencia a diversidade cultural e fortalece a identidade do território, ao mesmo tempo em que estimula o turismo”, destaca Rosália Vieira, presidente da Coopes Sobradinho.
O Festival conta com o apoio do Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), além da Bahia Pesca, Prefeitura Municipal de Sobradinho e do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA).
A programação inclui palestras com profissionais renomados na área da piscicultura e aquicultura, como Fernando Kubitza, além de espaços para debates sobre temas como saúde e manejo na criação de tilápias, ecologia e preservação de peixes nativos do Rio São Francisco, e políticas públicas para a pesca artesanal.
Sobre a Coopes Sobradinho
Fundada há mais de 20 anos, a Cooperativa de Produção e Comercialização dos Derivados de Peixes de Sobradinho tem como missão fortalecer a cadeia produtiva do pescado, gerar renda e promover o trabalho organizado das famílias da região. Atualmente, reúne 67 famílias produtoras, sendo a maioria composta por mulheres.
Com a marca Sobradinho Pescados, a cooperativa se destaca pela diversidade de produtos beneficiados da tilápia, como bolinhos de peixe, linguiça de tilápia, filé e espalmado sem espinha. Os produtos são comercializados na unidade de processamento em Sobradinho, bem como em estabelecimentos comerciais do município, de Juazeiro e Petrolina.
Fonte
Ascom/CAR