O município de Malhada de Pedras obteve destaque no cenário educacional da Bahia ao alcançar 70,27% de crianças alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental, em 2024. O resultado, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), colocou a cidade em 1º lugar no Território Sertão Produtivo e na 3ª posição entre todos os municípios baianos.
O índice supera com folga a média nacional da rede pública, que foi de 59,2%, e também a meta estipulada pelo governo federal, de 60%. Apenas três municípios na Bahia ultrapassaram a marca de 70% de alfabetização na idade certa — e Malhada de Pedras está entre eles.
Os dados integram o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa do MEC que visa assegurar a alfabetização de crianças até os sete anos de idade. A avaliação foi realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com participação de cerca de 2 milhões de alunos de 42 mil escolas públicas em todo o Brasil.
Embora o município não tenha atingido sua meta local, de 71,89%, a Secretaria Municipal de Educação celebra o avanço e já projeta novos desafios. O objetivo agora é superar os 80% de crianças alfabetizadas até o fim de 2025.