A 3ª etapa do Campeonato Baiano de Tênis de Mesa acontece neste sábado (19), na Arena P2, no Bonfim, Cidade Baixa de Salvador a partir das 8h. O torneio vale pontos para o ranking estadual da Federação de Tênis de Mesa da Bahia (FTMBA) e conta com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Cerca de 80 atletas vão disputar 19 categorias ao todo. A programação inicia com as disputas das competições por idade das 8h às 12h e segue com as competições por nível técnico das 12h às 20h. O presidente da FTMBA, Caio Souza, conta que a importância é enorme tanto para os praticantes da capital quanto para o interior, com nove cidades ao todo.
“Estamos retomando esse trabalho, agora, de trazer esse público de volta ao cenário estadual. Isso é muito importante, porque, na verdade, é o evento no qual vamos reunir todos os atletas do estado, de todas as idades, todas as faixas etárias e níveis. O mais novo tem dez anos e o mais velho 74. Isso aí demonstra que todos podem praticar a modalidade. A principal categoria é a primeira divisão, que é a de maior nível técnico e a que premiamos o campeão baiano geral ao final do ano”, comenta Caio.
A modalidade retorna também ao grupo das contempladas após alguns anos de reorganização da Federação. “Estamos muito felizes em mais uma modalidade fazer parte do Sistema Estadual do Esporte e estar apta a receber nossa política pública, que contempla diversas modalidades olímpicas e não olímpicas na Bahia. É o maior apoio do país desde a infraestrutura esportiva e a iniciação esporte até a realização de grandes eventos e o suporte ao alto rendimento”, comenta Vicente Neto, diretor-geral da Sudesb.
O presidente da FTMBA corrobora com a fala e agradecer ao apoio da autarquia estadual. “Nossa, a Sudesb tem importância imensa com esse apoio. Sem ele, a nossa situação fica bem difícil e bem complicada para realizar eventos como este, que podem proporcionar uma maior ênfase e qualidade ao Campeonato Baiano de Tênis”, finaliza.
Dentre os principais nomes em disputa, estão Gabriela Santiago e Iuki Alves, mesa-tenistas baianos apoiados pelo programa FazAtleta, do Governo do Estado, por meio da Sudesb, e com histórico de títulos nacionais.
Fonte: Ascom/Sudesb