Os cuidados na hora de realizar compras nas redes sociais foi tema de palestras realizadas nesta terça-feira (22), no Colégio Estadual Barros Barreto, no bairro de Paripe, em Salvador. Em mais uma edição do projeto ‘Procon nas Escolas’, a atividade incluiu também discussões sobre como garantir acessibilidade a consumidores com deficiência. Realizada pela Diretoria de Ações Educativas (DAE) do Procon-BA, o projeto segue até esta quarta-feira (23) no Subúrbio, com o objetivo de promover acesso à justiça e estimular o consumo consciente.
Com o ‘Procon nas Escolas’, o órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos- SJDH visa dialogar com alunos, professores e servidores da rede estadual de ensino sobre os seus direitos básicos de consumidores. Como Identificar práticas abusivas, como utilizar e solicitar notas fiscais, troca de produtos, direito de arrependimento em compras online, e publicidade enganosa, foram algumas das orientações passadas na palestra “Direito do Consumidor nas Redes Sociais”, ministrada pelo diretor de Fiscalização do Procon-BA, Iratan Vilas Boas.
“Mais da metade dos brasileiros realizam compras no comércio eletrônico. Informar os jovens nas escolas sobre direitos e deveres nesse ambiente é a melhor forma de ampliar a proteção do consumidor e harmonizar as relações de consumo”, explicou Vilas Boas.
O “Consumo Acessível”, na aula do coordenador de Políticas de Proteção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Alexandre Baroni, trouxe aspectos importantes na oferta de produtos e serviços voltados para o segmento e como garantir os seus direitos. “Tivemos a oportunidade de dialogar sobre a importância de mostrar que o direito do consumidor com deficiência é, por vezes, esquecido por aqueles que comercializam produtos e serviços. Os alunos interagiram apontando soluções para locais no bairro de Paripe, que não são acessíveis e, também, de solicitarem sempre que necessário o apoio da SJDH/PROCON para orientá-los na perspectiva de adequar os espaços de consumo para que estes se tornem acessíveis”, apontou Baroni.
Na programação desta quarta-feira (23), acontece a palestra sobre “Educação Financeira e Consumo Consciente”, que será ministrada pelo diretor de Ações Educativas, Eduardo Pontes. A atividade conta ainda com o atendimento à comunidade escolar com registros de reclamações, orientações sobre direitos do consumidor e negociações de dívidas.
Fonte: Ascom/SJDH