O Governo do Estado da Bahia, através da Conder, vem realizando obras de micro e macrodrenagem nos bairros da Cidade Baixa, em Salvador. A intervenção, além de melhorar significativamente a infraestrutura urbana e prevenir alagamentos recorrentes em períodos chuvosos, está transformando a realidade local por meio de ações integradas de desenvolvimento social. Uma delas é o curso “Construa com Elas”, iniciativa que busca promover a inclusão produtiva e ampliar a presença feminina no setor da construção civil, tradicionalmente dominado por homens.
Voltado para moradoras maiores de 18 anos dos bairros Uruguai, Roma, Mares, Bate Estaca e adjacências, o “Construa com Elas” oferece formação técnica gratuita com foco na profissionalização e autonomia financeira. Ao proporcionar uma capacitação que abrange desde fundamentos da construção civil até noções de segurança no trabalho, arquitetura e engenharia, o curso visa não apenas inserir mulheres no mercado, mas também fortalecer sua autoestima, ampliar redes de apoio, melhorar condições habitacionais de famílias chefiadas por mulheres e criar oportunidades reais de geração de renda.
Além dos conteúdos técnicos, como tipos de materiais de construção, medidas preventivas no canteiro de obras e práticas sustentáveis, a formação inclui também capacitação complementar em temáticas como educação social, direitos humanos, feminismo e diversidade.
A iniciativa responde a uma realidade que, embora em mudança, ainda apresenta grandes desafios: a sub-representação feminina na construção civil. Dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) apontam que, embora 20,2% das novas vagas formais na construção civil em 2023 tenham sido ocupadas por mulheres, elas representam apenas cerca de 10% da força total de trabalho formalizado do setor. Diante disso, políticas públicas que incentivem a capacitação e contratação de mulheres impulsionam a equidade de gênero e ampliam horizontes profissionais.
O curso “Construa com Elas” é apenas uma das ações do Projeto de Trabalho Social (PTS) desenvolvido pela Conder. Estão previstos também cursos como “Fundamentos de Pintura na Construção Civil para Mulheres” e oficinas voltadas a outros públicos nas áreas de alimentação, meio ambiente, saúde e bem-estar. Todas essas atividades reforçam o papel social das obras públicas como vetores de transformação coletiva, empoderamento e fortalecimento dos territórios.
Serviço:
Curso “Construa com Elas”
Formação gratuita em construção civil para mulheres da Cidade Baixa
Vagas:20
Público:Mulheres a partir de 18 anos, moradoras dos bairros Uruguai, Roma, Mares, Bate Estaca e adjacências
Conteúdo: Construção civil, materiais e segurança, arquitetura básica, direitos humanos, feminismo e cidadania
Outros cursos do projeto:Pintura, alimentação, oficinas ambientais, saúde e bem-estar
Informações e inscrições presenciais:
Escritório Social – 3ª Travessa Princesa Isabel, nº 29, Massaranduba
Ponto de referência: Em frente ao Baiuca Bar
WhatsApp: (71) 99160-8060 | (71) 99971-8284
Fonte: Ascom/Conder