Toda jogada no xadrez é fundamental, e o próximo movimento no tabuleiro esportivo dos enxadristas Luciano Zallio, Paulo Jatobá e Enzo Suzarte é rumo ao 2º Aberto do Brasil “Princesa do Tocantins” Imperatriz 2025. A competição começa nesta sexta (25), e segue até domingo (27), na cidade de Imperatriz, no Maranhão. A delegação baiana viajou com passagens aéreas concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
A Bahia vai bem representada para a disputa com alguns dos nomes com melhor histórico do estado. Além de presidente da Federação Bahiana de Xadrez, Luciano é tetracampeão baiano e o primeiro lugar do ranking do estado; Paulo Jatobá é o atual campeão do estadual, contando com mais de 13 títulos na competição, sendo o mais recente campeão brasileiro sênior. Já o enxadrista Enzo Suzarte é a revelação do estado na modalidade e está na terceira posição do ranking baiano.
A competição atrai muitos talentos do xadrez por valer vaga para o brasileiro da modalidade, além de ser uma oportunidade de subir no ranking, aprimorar o nível técnico e trazer mais um título para casa.
Luciano aponta que são esperados grandes resultados do time baiano. “Expectativa alta! Vamos com uma delegação experiente e vitoriosa, que representa o melhor do xadrez baiano atual. Estamos confiantes em fazer uma campanha forte, disputar o pódio e mostrar a força da Bahia também no cenário nacional do xadrez”, comenta o presidente da federação.
Ele reforça também a importância do apoio da Sudesb para o desenvolvimento da modalidade. “É fundamental para viabilizar nossa participação. Esse suporte logístico permite que a Bahia esteja representada em alto nível. É um investimento direto no crescimento do esporte e no desenvolvimento de nossos atletas”, indica Luciano.
Fonte: Ascom/Sudesb