O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB) recebeu do Ministério da Saúde a autorização para realizar transplante de tecido musculoesquelético. A decisão foi publicada na edição desta quarta-feira (30) do Diário Oficial da União. Com essa definição, a unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) terá o financiamento federal para a realização do procedimento, antes realizado apenas com recursos estaduais.
O primeiro procedimento do tipo foi realizado no HOEB em 15 de julho, quando um homem de 55 anos, da cidade de Itaberaba, passou por um transplante osteocondral. O procedimento, considerado um dos mais avançados da ortopedia moderna, é indicado para lesões articulares graves e consiste na substituição de cartilagem danificada por um enxerto de osso e cartilagem saudável, geralmente retirado de um doador, com dimensões compatíveis à área lesada.
O homem foi encaminhado ao hospital – via regulação – após sofrer um grave acidente de moto a caminho do trabalho. O principal impacto foi no joelho, articulação que foi reconstruída com o transplante.
“Essa autorização mostra o reconhecimento do Ministério da Saúde. O HOEB é uma unidade de excelência que desde sua inauguração já conseguiu reduzir em até 85% o tempo de espera por procedimentos ortopédicos no Estado”, ressaltou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Com pouco mais de um ano de funcionamento, o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia já ultrapassou a marca de 150 mil consultas e 12 mil cirurgias, com média de 1.300 procedimentos por mês – cerca de 70% voltados a pacientes vítimas de acidentes de trânsito, principalmente com motocicletas.
Fonte: Ascom/Sesab