Nesta quinta-feira (31), às 10h, será oficializado o projeto "Mãos que Transformam", na sede da Fundação Dr. Jesus, em Candeias. A iniciativa conjunta envolve a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), a Receita Federal e o Ministério Público da Bahia (MPBA) e consiste na destinação de produtos apreendidos a grupos vulnerabilizados.
A imprensa está convidada a acompanhar o início dos trabalhos de descaracterização e triagem de vestuários apreendidos, que serão doados para instituições e projetos sociais da Bahia. Entre eles, a Fundação Dr. Jesus, os projetos Axé e Neojiba, e a Fundação da Criança e do Adolescente - Fundac, vinculados à SJDH.
A proposta do projeto “Mãos que Transformam” é dar um destino socialmente responsável a cargas de roupas apreendidas pela Receita Federal, sejam elas falsificadas ou sem nota fiscal, ou ainda, com irregularidades nos impostos, transformando o que seria descartado em ação de solidariedade e cidadania.
Os itens, já deslocados para a Fundação Dr. Jesus, passarão por um processo de descaracterização (remoção de marcas das peças falsificadas), triagem e organização. Esse trabalho será feito pelos próprios acolhidos da instituição. As peças serão divididas por tipo e tamanho e destinadas a organizações que atuam com crianças, adolescentes e pessoas em vulnerabilidade social.
O projeto “Mãos que Transformam” está entre os finalistas do Prêmio CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), que reconhece iniciativas de destaque na área de justiça e promoção de direitos.
Serviço:
O quê:Início oficial do projeto “Mãos que Transformam” – descaracterização e triagem de roupas
Quando: Quinta-feira, 31 de julho, às 10h
Onde:Fundação Dr Jesus – Candeias (BA)
Quem realiza: Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Receita Federal, Ministério Público da Bahia
Instituições beneficiadas: Fundac, Projeto Axé, Neojiba, Fundação Dr Jesus, entre outras.
Fonte: Ascom/SJDH