Conhecida por sua longa extensão de praia de água doce, pelas dunas do São Francisco e pelo turismo de vinhos, a cidade de Casa Nova, no Norte da Bahia, foi representada pelo prefeito e gestores municipais, durante visita ao gabinete oficial do governador, em Salvador, nesta quinta-feira (31). Durante o encontro, o governador Jerônimo Rodrigues recepcionou às demandas apresentadas e entregou três ambulâncias, equipamentos para a assistência básica de saúde e para o Hospital Municipal de Casa Nova. Além de 40 kits de hortas urbanas para as comunidades rurais do município.
“Tivemos uma reunião intensa, com grandes temas debatidos para educação, estradas, turismo, esporte, geração de renda, combate à fome, saúde. E estamos saindo, aqui, com resposta para todos eles. É essa parceria que faz com que a gente atenda com cada vez mais precisão às necessidades dos nossos municípios baianos”, disse o governador.
O prefeito Anísio Viana e seus gestores apresentaram pautas como a reforma e ampliação do Hospital Municipal, a construção de portais para a cidade, a duplicação da BR-235, melhorias no acesso ao turismo - nas dunas e na vinícola Terra Nova, famosa no Sertão do São Francisco. A abertura de campus da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), construção de mais duas escolas, reforma de uma quadra pública e construção de um novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) também estiveram entre as demandas.
“A parceria do Estado é muito importante pra gente. Nosso município é extenso, tem uma população grande. Além de ser uma cidade turística, por conta das dunas do Velho Chico, nosso paraíso, o maior ponto turístico do nosso Vale do São Francisco. Então, saber que o governo vai ser um parceiro, para que a gente possa fazer uma cidade ainda melhor, é muito positivo”, compartilhou o prefeito Anísio Viana.
Ao todo, já foram mais de R$ 100 milhões aportados pelo Governo do Estado para obras estruturantes, em Casa Nova. A perspectiva é de que novos projetos sejam executados nas áreas apontadas pelos gestores. Na educação, os dois colégios estaduais de tempo integral — um na sede e outro, no distrito de Pau a Pique — passaram por ampliação e modernização.
Na infraestrutura viária, já foram pavimentados um dos acessos às dunas do Velho Chico, o acesso à rodoviária pela BR-235 e estão sendo concluídas as obras de asfaltamento do acesso a áreas rurais como os povoados de Riacho do Sobrado, Poço da Pedra (São Vítor) e Ouricuri (Serra Branca). O total investido nessas intervenções é de R$ 44,3 milhões.
Na zona rural, o acesso à água potável também tem sido priorizado, com a construção de oito Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água, alguns já entregues. As obras atendem localidades como Sítio São Miguel, Poço da Pedra, Lagoa dos Tintinos, Recreio, Beira Rio e os povoados Leite Um, Dois e Três. Outros projetos envolvem a construção de unidades habitacionais na zona rural e a requalificação de unidades produtivas para pequenas agroindústrias.
Repórter: Milena Fahel/GOVBA