Expandir os locais de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para atender a cada vez mais pessoas. Esse é o objetivo principal do projeto CIN em Todo Lugar, que pretende levar o serviço da nova carteira de identidade a 343 municípios da Bahia. Iniciada em abril de 2025, a ação já realizou 11,3 mil atendimentos e chegou a 75 cidades baianas (veja relação abaixo), que ainda não possuem postos fixos da Rede SAC. Para tirar a nova carteira de identidade basta se dirigir ao Posto de Identificação vinculado à prefeitura local.
O projeto CIN em Todo Lugar é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP), através do Departamento de Polícia Técnica (DPT), órgão responsável pelo Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), e a Secretaria da Administração (Saeb), com o SAC, além do Detran-BA. Por meio de um convênio, as prefeituras recebem um kit multibiométrico e também a devida capacitação de pessoal para o funcionamento do Ponto de Identificação. "A solicitação da nova carteira de identidade será realizada direto pelo sistema, possibilitando mais rapidez na demanda e também na entrega do documento”, explica o diretor do IIPM, Bruno Fróes.
A equipe do SAC realiza visitas técnicas aos municípios com o objetivo de avaliar a viabilidade técnica e estrutural para a implantação do serviço. “A interiorização da CIN, levando o serviço a municípios que ainda não possuem SAC, é a materialização do direito à cidadania e inclusão social, mudando a realidade de milhares de baianos e baianas. Em um Estado tão grande e diversificado, garantir o acesso à identificação civil básica é fundamental para a dignidade de todas as pessoas”, afirma a secretário da Administração, Edelvino Góes.
O diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, destaca o empenho do governo estadual em intensificar o investimento em ações e serviços transversais. “A coleta de biometria e a emissão dos documentos CNH e CIN são feitas hoje pelo Detran, através do consórcio Bahia Digital. O objetivo da contratação integrada é ampliar cada vez mais, possibilitando a construção de uma base de identificação única do Estado. Isso garante mais comodidade, segurança e eficiência nos serviços oferecidos ao cidadão”, ressalta Pimentel.
CIN
A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original) em mãos. Vale destacar que a CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.
Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados. A CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.
Para outras informações, a Saeb disponibiliza o site oficial ( www.ba.gov.br/administracao ) e o site institucional do SAC ( www.sac.ba.gov.br ), além do call center: (71) 4020-5353 (WhatsApp) ou 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo).
Relação dos municípios:
Acajutiba
Água Fria
Amélia Rodrigues
Andaraí
Andorinha
Aporá
Aurelino Leal
Barra do Rocha
Biritinga
Bonito
Boquira
Buerarema
Cabeceiras do Paraguaçu
Caravelas
Cardeal da Silva
Catu
Caturama
Conceição da Feira
Conceição do Jacuípe
Coração de Maria
Cristópolis
Dias d'Ávila
Dom Macedo Costa
Esplanada
Gavião
Gentio do Ouro
Governador Mangabeira
Ibotirama
Igaporã
Itagimirim
Itanagra
Itaparica
Itatim
Licínio de Almeida
Madre de Deus
Maetinga
Mairi
Maragogipe
Morpará
Mundo Novo
Muritiba
Nordestina
Nova Fátima
Nova Itarana
Nova Soure
Nova Viçosa
Ouriçangas
Paramirim
Pindaí
Piritiba
Pojuca
Presidente Dutra
Queimadas
Retirolândia
Riachão das Neves
Rio do Pires
Salinas das Margaridas
Santa Cruz Cabrália
Santa Luzia
São Francisco do Conde
São Gabriel
São José da Vitória
Sátiro Dias
Saubara
Seabra
Serrolândia
Tanhaçu
Tanquinho
Taperoá
Teofilândia
Terra Nova
Ubaíra
Una
Urandi
Valente
Fonte: Ascom/Saeb