A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgou nesta terça-feira (6) um balanço positivo da segurança pública no estado no mês de janeiro. Segundo o órgão, houve uma redução de 18% nas mortes violentas, que incluem homicídios, feminicídios, lesões corporais e latrocínios. No entanto, o município de Brumado, no interior do estado, apresentou um aumento de 100% nos homicídios no mesmo período.
Em janeiro de 2023, foram registrados um homicídio em Brumado. Já em 2024, este número subiu para dois. Apesar do aumento, a cidade ainda está abaixo da média estadual, que é de 5,8 homicídios por 100 mil habitantes.
Preocupação
Apesar da queda no número de crimes violentos no estado, o aumento dos homicídios em Brumado preocupa as autoridades e a população. A cidade, com cerca de 70 mil habitantes, é considerada tranquila, mas o aumento da violência vem gerando insegurança entre os moradores.
Confira dados na Bahia:
Em relação aos crimes contra o patrimônio, o estado também registrou uma redução nos roubos e furtos a bancos, veículos e ônibus. Confira:
Ainda não há um diagnóstico definitivo sobre os motivos do aumento dos homicídios em Brumado. No entanto, alguns fatores podem ter contribuído para isso, como:
Medidas para conter a violência
A SSP-BA informou que está tomando medidas para conter a violência em Brumado. Entre elas estão:
Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsas