Desde março de 2020, a Guarda Municipal de Feira de Santana conta com a tecnologia de ponta dos drones Phantom 4 e Phantom 4+. Com capacidade de alcançar até 100 metros de altura e percorrer 1 quilômetro, esses equipamentos proporcionam uma visão aérea crucial para auxiliar em diversas operações da corporação, tornando-as mais eficientes e precisas.
O sub-comandante da Guarda Municipal, Marcos Vinicius Dantas, destaca a importância dos drones no planejamento e execução de operações. "O equipamento já foi utilizado em diversas situações, como no mapeamento do perímetro da Micareta e na verificação das lagoas do município", relata.
Fabio Lima, guarda municipal e um dos técnicos responsáveis pelos drones, ressalta a necessidade de seguir as normas e procedimentos para a operação segura dos equipamentos. "É fundamental solicitar autorização ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) com 12 horas de antecedência de cada voo", explica.
Atualmente, a equipe da Guarda Municipal conta com três técnicos aptos a operar os drones. A integração da tecnologia nas atividades da corporação, em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) e outras entidades, demonstra a versatilidade dos drones e o potencial para aprimorar a segurança e o bem-estar da comunidade.
Para o secretário de Prevenção à Violência, Moacir Lima, a utilização de drones pela Guarda Municipal de Feira de Santana representa um salto de qualidade na atuação da corporação.
"A tecnologia permite uma visão aérea estratégica, aumentando a eficiência das operações e contribuindo para a segurança e o bem-estar da população. A equipe altamente qualificada e a constante busca por inovações, que é uma determinação do prefeito Colbert Martins Filho, garantem que a Guarda Municipal de Feira de Santana esteja na vanguarda da tecnologia para servir à comunidade", pontua.
Mín. 19° Máx. 31°
Mín. 18° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 34°
Tempo limpo