A cidade de Jacaraci, no sudoeste da Bahia, a 172 km de Brumado, enfrenta uma epidemia de dengue. O alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti preocupa as autoridades e a população. Para tentar conter o avanço da doença, o carro fumacê começou a circular pelas ruas da cidade nesta segunda-feira (12).
Apenas seis agentes de endemias atuam no combate ao mosquito no município. Em entrevista, o prefeito Antônio Carlos Freire de Abreu (PSD) reconhece que a equipe é pequena, mas afirma que a Prefeitura tem feito um trabalho de conscientização da população.
"Procuramos fazer o máximo possível, principalmente na atenção básica de saúde, só que o Município é muito pequeno. Temos muitos terrenos vazios e construções inacabadas. Então, precisamos ter um cuidado redobrado e fazer um trabalho de orientação da população", salientou.
O carro fumacê foi disponibilizado pelo Governo do Estado e permanecerá em Jacaraci por 15 dias. O prefeito acredita que a ferramenta será um auxílio importante no combate ao mosquito.
"Acredito que com o carro iremos debelar um pouco essa situação, mas é grave o cenário aqui. Pelos próximos oito dias, acredito que a situação vai melhorar", ponderou.
Mortes pela dengue
Nesta quarta-feira (14), um jovem de 18 anos, que estava internado no Hospital Geral de Guanambi (HGG) morreu em virtude da dengue. Na última quinta-feira (08), uma criança de cinco anos também morreu de dengue hemorrágica no município.
Alerta
A Prefeitura de Jacaraci alerta a população para a importância de tomar medidas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Entre as medidas estão:
Sintomas da dengue
Os sintomas da dengue incluem:
Em caso de sintomas, procure um médico imediatamente.
Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 20° Máx. 22°
Chuva