Quarta, 27 de Novembro de 2024
11970913116
Geral Feira de Santana-BA

Hospital da Mulher registra aumento no percentual de partos normais nos últimos dois anos

O Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) registrou um aumento significativo no número de partos normais realizados entre os anos de ...

16/02/2024 10h16
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Feira de Santana - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Feira de Santana - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Feira de Santana - BA

O Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) registrou um aumento significativo no número de partos normais realizados entre os anos de 2022 e 2023. Durante esse período, a unidade apresentou um aumento de 15% na realização de partos normais em comparação aos partos realizados por meio de cirurgias, seguindo sempre as recomendações médicas.

Continua após a publicidade
Anúncio

De acordo com os dados da Fundação Hospitalar, autarquia municipal responsável pela administração do Hospital da Mulher, no período de janeiro a dezembro de 2023, foram realizados 4.004 partos normais, em contraste com os 3.430 partos cesáreas registrados no mesmo período. Esses números representam um crescimento em relação a 2022, quando foram realizados 4.079 partos normais e 3.422 cesáreas.

O Hospital da Mulher é reconhecido como a maior maternidade do interior da Bahia, oferecendo atendimento 24 horas e acolhendo pacientes de 80 cidades pactuadas com a saúde do município. Mulheres de diversas localidades têm encontrado na instituição a oportunidade de dar à luz com segurança tanto para elas quanto para seus recém-nascidos.

Viviane de Jesus Pires, moradora do bairro Queimadinha, compartilhou sua experiência enquanto se preparava para um parto cesárea. Com uma gestação marcada por hipertensão arterial e diabetes, Viviane enfrentou muitas dificuldades, mas expressou gratidão pela oportunidade de dar à luz com segurança no Hospital da Mulher.

Para Taiane Ribeiro de Oliveira, moradora do distrito de Maria Quitéria, o cenário foi diferente. Após uma gestação tranquila, Taiane foi surpreendida por complicações durante sua última consulta médica, que a levaram a uma cesárea de emergência no Hospital da Mulher.

A taxa de cesáreas no Brasil tem chamado a atenção das autoridades de saúde, com números que superam as recomendações da Comunidade Médica Internacional. Segundo a OMS, a taxa de cesáreas no país é de 55%, muito acima do ideal preconizado entre 10% e 15%. A Fundação Hospitalar reconhece a necessidade de melhorar esses índices, mas destaca que o alto número de cesáreas se deve, em parte, ao fato de o Hospital da Mulher ser a única maternidade da região com atendimento 24 horas, atendendo não apenas Feira de Santana, mas também outras cidades que não possuem serviços obstétricos.

Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar, ressaltou a importância de continuar trabalhando para garantir um atendimento obstétrico de qualidade, promovendo o parto vaginal seguro e incentivando a redução das taxas de cesáreas, conforme as diretrizes da OMS. Nos últimos dez anos, o Hospital da Mulher realizou aproximadamente 400 mil atendimentos, incluindo cerca de 39 mil partos normais e 35 mil cesáreas.



Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias