Desde a tarde desta terça-feira, 20, quando o município foi afetado por fortes chuvas, a Prefeitura de Jequié vem atuando no monitoramento das áreas propensas a alagamentos, em ações emergenciais e de suporte. As equipes da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Infraestrutura e Secretaria de Governo, mantiveram-se em campo para atendimento de todas as ocorrências registradas e no apoio às famílias cujas casas foram atingidas pelas chuvas.
Na manhã desta quarta-feira, 21, a dezenas de profissionais e trabalhadores da força-tarefa criada para atender aos locais atingidos, com o apoio de retroescavadeiras, tratores, caçambas, bombas de drenagem, entre outros equipamentos, estão atuando para garantir a limpeza e desobstrução das vias públicas. A Defesa Civil registrou pontos de alagamento nas localidades do Residencial Cachoeirinha, no bairro Cachoeirinha; na comunidade do Pau Ferro, no Jequiezinho; no Conjunto Habitacional URBIS IV, bairro Espírito Santo; e bairro Pompílio Sampaio, onde houve o registro de uma família desabrigada. Não houve registro de casas desabadas. A Secretaria de Desenvolvimento Social já iniciou a coleta de dados dos moradores para o encaminhamento do apoio social, seja o aluguel social, ou a distribuição de cestas básicas e, ainda, abrigamento, caso haja necessidade.
A orientação da Defesa Civil é que os moradores evitem sair de casa e, em caso de emergência, acionem o contato telefônico e whatsapp do órgão, 73 93505 0750. Os secretários municipais, integrantes da força-tarefa que está atuando nas localidades, têm acompanhado a execução das ações.
"Fomos surpreendidos com um volume de chuva superior ao esperado para nossa cidade e isso trouxe uma série de impactos. Boa parte desses pontos de alagamento atingiram os residenciais populares, em função destes terem sido construídos próximos de córregos ou de canais naturais de passagem de águas pluviais, sem um sistema de drenagem pluvial eficiente ou, como é o caso do Residencial Mandacaru I e II, sem nenhum. Isso dificulta muito e causa os transtornos que afetam os moradores. Temos executado sistemas de drenagem pluvial por toda a cidade, mas a demanda por este serviço é histórica! E, ainda, tem a questão do descarte irregular de lixo domiciliar. Não se justifica encontrar tanto lixo jogado nos canais, nas ruas ou em locais inapropriados. A população também precisa colaborar.", destacou o secretário de Serviços Públicos,Helder Souza Santos.
Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 32°
Parcialmente nublado