A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, segue com as estratégias de enfrentamento à proliferação do Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e da Febre Amarela Urbana. A mobilização, realizada em conjunto com a Secretaria de Serviços Públicos e que visa combater e conscientizar sobre a urgência de evitar situações que facilitem o surgimento de criadouros do mosquito, é contínua no município e nesta quinta-feira, 22, aconteceu na comunidade da Pedreira, Joaquim Romão.
As equipes de Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde estão realizando as visitas domiciliares, rotineiramente, em todos os dias, inclusive nos finais de semana. Contando com o suporte dos profissionais da limpeza urbana, que participam da mobilização promovendo o recolhimento de entulho, lixo, pneus, garrafas e vasilhames plásticos, além de quaisquer materiais descartados de forma irregular e que possam acumular água parada.
O aumento dos casos de Dengue, neste início de ano, é devido ao período chuvoso, à sazonalidade e ao ciclo do mosquito, que aumenta a sua incidência a cada dois anos. Em Jequié a comunidade da Pedreira é o local que apresenta maior índice de infestação do mosquito na cidade. Até o momento foram notificados 88 casos suspeitos de Dengue; um caso de Chikungunya, e o município segue aguardando a chegada das vacinas contra a Dengue, que irão priorizar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações depois dos idosos.
“Precisamos envolver a população e todos nesse esforço, pois a Dengue é uma doença grave e exige ampla mobilização. Além de reforçar as ações, contando com o trabalho das equipes de Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, que atuam diretamente nas casas, informando sobre a importância de esvaziar recipientes com água parada, ambiente adequado para a proliferação do mosquito, estamos contando com trabalho da Secretaria de Serviços Públicos, com os profissionais da limpeza urbana, fazendo a retirada de entulhos e materiais inservíveis, descartados irregularmente em áreas públicas. Faço um chamamento aos moradores, que colaborem e nos ajudem nessa luta conta o mosquito Aedes aegypti.”, disse o secretário de Saúde, Marlon Pereira.
Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 32°
Parcialmente nublado