Segunda, 23 de Setembro de 2024
77 99927-9463
Geral Serviço

Catadores de recicláveis são cadastrados para o Festival de Arembepe

O cadastramento de catadores de materiais recicláveis, para atuar no Festival de Arembepe 2024, acontece de forma tranquila. Nesta quinta-feira (22...

22/02/2024 18h16
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Camaçari - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA

O cadastramento de catadores de materiais recicláveis, para atuar no Festival de Arembepe 2024, acontece de forma tranquila. Nesta quinta-feira (22/2), segundo dia da iniciativa, já foram cadastrados 22 profissionais, dos 80 que devem ser contemplados. De forma presencial e gratuita, o procedimento, que teve início quarta (21), pode ser realizado até sexta (23), das 9h às 16h, no Núcleo de Assistência Social de Arembepe, localizado na Rua Cabrália, no Loteamento Vilarejo, ou na Rua Pirajá, n.º47, no ferro velho de Guel, situado no Loteamento Fonte das Águas.

Continua após a publicidade
Anúncio

Promovida pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Empresa de Limpeza Pública (Limpec), através do “Sou Reciclador”, este é o segundo ano consecutivo que o programa fará parte das ações institucionais do festival, que acontece entre os dias 8 e 11 de março.

O diretor-presidente da Limpec, Áldene Motta, acompanhou o cadastramento nesta quinta. Dentre outros anúncios, ele disse que a novidade dessa edição é que o reciclador vai poder negociar o que conseguiu juntar dentro da própria folia. “Esse ano, estamos trazendo o comprador para dentro do âmbito da festa, para que eles tenham ainda mais facilidade de vender o material recolhido. Ali, eles catam, e ali mesmo, eles vendem. E já saem de lá com o recurso no bolso”, explicou o gestor.

Ainda de acordo com titular da Limpec, para os dias do Festival de Arembebe, a empresa já garantiu o “Kit Catador”, constando, além dos equipamentos de proteção individual (EPI), itens como crachá de identificação, camisa padronizada, botas, luvas, protetor solar e auricular, entre outros, além de alimentação. “E todo esse esforço é para termos a possibilidade de dar mais dignidade no exercício dessa atividade, que é tão importante para nós”.

Reciclador há um ano, João da Luz vê como positivo o apoio dado pela Limpec para a realização do trabalho durante a festa. “Tô achando muito boa essa ação. Nos dias de festa esse suporte será de grande ajuda. Essa iniciativa da prefeitura é massa”, elogiou o catador morador de Coqueiros de Arembepe.

Para se cadastrar não é exigida experiência prévia. Interessados devem ter idade acima de 18 anos e, no ato do procedimento, apresentar os seguintes documentos: formulário preenchido fornecido no ato do atendimento; certidão de nascimento; RG ou CPF; além de comprovante de residência ou abrigo. A Limpec informa que os trabalhadores que atuaram na última edição do festival, e que tenham interesse em participar este ano, precisam se recadastrar.

O Programa “Sou Reciclador” tem como proposta dar suporte às pessoas que coletam, selecionam, e vendem materiais recicláveis durante grandes eventos em Camaçari. O projeto objetiva promover a economia circular no município, reduzindo a quantidade de resíduos descartados junto ao aterro sanitário municipal.

Com o tema “Essa energia é sem igual”, o Festival de Arembepe 2024 encerra o ciclo das tradicionais lavagens e festas populares do município.

João da Luz
João da Luz
Áldene Motta
Áldene Motta
Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA
Foto: Arquivo/Jean Victor
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias