O serviço de Endoscopia do HGF amplia parque tecnológico para garantir mais celeridade aos exames do trato digestivo
O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), adquiriu vinte novos equipamentos para exames do trato digestivo no serviço de Endoscopia. A aquisição, feita no último mês de janeiro, visa dar maior celeridade e qualidade nos cuidados dos pacientes com pendências de procedimentos endoscópicos provenientes da emergência e de enfermarias eletivas.
Com o investimento de R$ 4.914.320,88, o HGF, por meio da Sesa, adquiriu seis vídeos gastroscópios para adultos, utilizados em exames de endoscopia; três vídeos colonoscópios adultos, para colonoscopia; quatro vídeos duodenoscópios adultos, para colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE); um vídeo gastroscópio pediátrico; dois vídeos gastroscópios com ultrassom radial; e dois vídeos gastroscópios com ultrassom linear.
Médico endoscopista do HGF, Ruver Herculano Júnior evidencia as vantagens com a aquisição de dois aparelhos usados para ecoendoscopias (ultrassonografia endoscópica), dois aparelhos do tipo radial e outro linear. “A tecnologia permite uma análise mais abrangente das lesões, especialmente as subepiteliais, facilitando a visualização em relação às estruturas circundantes e às camadas do trato digestivo”, explica.
O profissional acrescenta que o aparelho radial é exclusivo para diagnóstico, enquanto o linear permite procedimentos terapêuticos, como biópsias e drenagens. “A combinação dos dois aparelhos aumenta a precisão diagnóstica e possibilita o treinamento formal em ecoendoscopia, fortalecendo o serviço do HGF e alcançando padrões de excelência nacional”, destaca.
Colonoscopia, endoscopia e CPRE estão entre os exames realizados no serviço de Endoscopia do HGF
Ivelise Brasil, diretora-geral do hospital, destaca que a compra dos novos equipamentos faz parte de uma série de medidas que o HGF tem planejado para o ano de 2024. “Estamos empenhados em aprimorar nosso atendimento aos pacientes e em proporcionar um ambiente seguro e confortável para os profissionais”, salienta.
Com o novo maquinário a gestão amplia o número de atendimentos e a qualidade dos serviços. “Podemos oferecer à população a tecnologia mais avançada. O parque tecnológico do serviço de Endoscopia do HGF tem todos os equipamentos e possibilidades terapêuticas iguais a qualquer instituição de saúde de qualidade”, completa.
Além da aquisição das novas tecnologias, o serviço também passou por modificações estruturais, com a reformulação de dez leitos na Unidade de Estabilização Endoscópica. O espaço agora funciona 24h, sendo dedicado a pacientes com pendências de procedimentos endoscópicos provenientes da emergência e de enfermarias eletivas.
O serviço de Endoscopia do HGF conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos endoscopistas, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem. Apenas em janeiro deste ano, foram realizados mais de 1.200 procedimentos endoscópicos no HGF, dos quais 911 foram endoscopias, a maior parte delas de caráter emergencial.
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 21°
ChuvaMín. 18° Máx. 24°
Chuvas esparsas