O BoletimInterno da Seap, edição número 80, de 23 de fevereiro, publicou a portaria 01/2024, do secretário da Administração Penitenciária, João Alves, que institui o Regimento Interno da Escola de Gestão Penitenciária da Paraíba.
“O referido normativo representa uma conquista histórica do Sistema Penitenciário da Paraíba que, desde a criação da EGEPEN-PB em 2007, não dispunha de um documento que regulamentasse as ações educativas voltadas aos policiais penais”, destaca o secretário João Alves.
O regimento disciplina, dentre outras coisas, os objetivos da escola penitenciária, os direitos e deveres dos alunos, o regulamento de instrutores, os procedimentos formais para a realização das ações educativas e as sanções pedagógicas.
Segundo o diretor da EGEPEN-PB, policial penal Mazukyevicz Nascimento, o regimento foi construído e revisado ao longo de todo o ano de 2023 e tem como parâmetro os normativos da Escola Nacional de Educação em Serviços Penais e formaliza os fluxos que a EGEPEN-PB já vinha aperfeiçoamento na oferta de cursos desde o ano passado. Para ele, desde o início da gestão o secretário João Alves compreendeu e apoiou a elaboração deste instrumento. “O regimento é mais um passo importante na profissionalização das ações educativas da Polícia Penal e adequa a política de educação em serviços penais da Paraíba; as exigências da Política Nacional de Educação em Serviços Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública, elevando a EGEPEN-PB ao patamar jurídico-acadêmico das outras unidades da federação”.
O texto integral do regimento interno da EGEPEN-PB está disponível no portal da Secretaria da Administração Penitenciária, na aba referente ao Boletim Interno.
_______
Ascom/Seap-PB
Fotos: Josélio Carneiro e acervo Seap
Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 18° Máx. 30°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas