Terça, 26 de Novembro de 2024
11970913116
Geral INFRAESTRUTURA

Pavimentação de ruas em Castelo de Sonhos representa progresso e atrativo para investidores

Obras estão em ritmo acelerado em 12 ruas do Distrito que já deve começar a receber asfalto na próxima semana

24/02/2024 17h20
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Rosivaldo Almeida / Agência Pará
Crédito: Rosivaldo Almeida / Agência Pará

Quem mora ou tem comércio na localidade de Castelo de Sonhos, que fica cerca de 1.010 quilômetros da sede do município de Altamira, no sudoeste do Pará, percebeu que a rotina da comunidade - de pouco mais de 11 mil habitantes -, está bastante movimentada. Para todos os lados é possível ver máquinas, tratores e caminhões percorrendo as ruas e levando o progresso em forma de pavimentação.

Continua após a publicidade
Anúncio

O ritmo intenso de obras começou há aproximadamente dois meses, quando os trabalhos de pavimentação asfáltica foram autorizados pelo Governo do Estado, na região. São 6 quilômetros de terraplenagem, limpeza, pavimentação e recapeamento asfáltico. E nem mesmo as chuvas intensas do inverno amazônico pararam as atividades, que enchem de orgulho e esperança quem mora no Distrito e vislumbra um futuro promissor com as benfeitorias.

“Nesse tempo de muita poeira e de chuva, quem mora ou tem comércio aqui em Castelo enfrenta muita dificuldade. Então essa obra vai valorizar os terrenos e patrimônios e também será um atrativo para quem pensa em investir na região”, pontua Alceu Lorscheiter, trabalhador autônomo, de família alemã, que viu na localidade a oportunidade de mudar de vida com trabalho de sonorização volante e divulgação de comércios e empresas locais.


Ele também descreve com alegria e entusiasmo a sensação de ver a rua onde mora há mais de 20 anos se desenvolver. “Já estava perdendo a esperança de ver o asfalto chegar aqui. Até que enfim chegou esse novo tempo”, finaliza.

Os serviços de drenagem, terraplanagem, calçada, meio-fio e sinalização horizontal e vertical estão sendo executadas pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), com investimento superior a R$ 15 milhões.

“Hoje estamos com 96 frentes de trabalho em andamento de pavimentação em todo o Estado do Pará, com destaque para o distrito de Castelo de Sonhos, onde os serviços de drenagem e pavimentação das ruas vão melhorar a mobilidade urbana, além de levar melhorias para os moradores”, disse o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.

Neudson Barros, um dos engenheiros responsáveis pela obra, destaca que as obras estão avançadas e com cronograma estruturado para novos trabalhos, previstos para iniciar nesta segunda-feira, 26.

“Das 12 ruas que vão ser pavimentadas aqui no distrito, já temos nove ruas com os serviços de terraplenagem concluídos. Esta semana, vamos iniciar a pavimentação asfáltica, e também os serviços de meio-fio, calçadas e sarjetas”, explicou o engenheiro.

Duas das vias beneficiadas são a Avenida Santo Antônio e a Rua Francisco Ratski, no centro do distrito. Os serviços executados garantem mais acessibilidade, mobilidade urbana e qualidade de vida para a população, com segurança viária para pedestres e veículos que transitam em perímetro urbano.

“Vai melhorar muito, aqui as ruas são cheias de buracos e essa obra vai ajudar bastante a trazer melhorias para a população”, disse o morador Paulo Bento da Silva, que veio do estado do Mato Grosso para trabalhar na cidade como motorista.

Investimento -Em dezembro do ano passado, com valor de R$ 50 milhões, o Governo do Estado assinou a Ordem de Serviço para a pavimentação e recapeamento de 22 quilômetros no município de Altamira: Castelo de Sonhos ficou com 6 quilômetros. O restante será distribuído para pavimentação dentro do município e no distrito de Cachoeira da Serra, também pertencente à Altamira.

Texto: Lucas Rocha (Ascom/Seop)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias