Terça, 26 de Novembro de 2024
11970913116
Geral Legislativo - MS

ALEMS realiza nesta quinta-feira audiência para debater situação do estádio Morenão

A situação do Estádio Universitário Pedro Pedrossian, o “Morenão”, que está em reforma há dois anos, será debatida nesta quinta-feira (29) a partir...

26/02/2024 19h14
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MS
Morenão, o maior estádio universitário do Brasil, está em reforma desde 2022
Morenão, o maior estádio universitário do Brasil, está em reforma desde 2022

A situação do Estádio Universitário Pedro Pedrossian, o “Morenão”, que está em reforma há dois anos, será debatida nesta quinta-feira (29) a partir das 14h em audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Denominada "Estádio do Morenão: seu Futuro e sua Utilização", a audiência foi proposta pelo deputado Pedrossian Neto (PSD) e deve contar com a participação de representantes de órgãos e entidades ligadas ao esporte e às obras no estádio.

Continua após a publicidade
Anúncio
Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa - MS
Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa - MS
Deputado Pedrossian Neto é o propositor da audiência pública
(Foto: Luciana Nassar)

O termo para reforma do Morenão foi assinado em 19 de outubro de 2021 entre o então governador Reinaldo Azambuja e o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Turine. Segundo informação na página da UFMS , o investimento é de R$ 9,5 milhões e integra o programa MS + Esporte. As obras tiveram início no primeiro semestre de 2022. 

“Não tem como o nosso futebol prosperar, se não tivermos um estádio para receber torcidas, uma cobertura jornalística e televisiva, suficiente até para ajudar no patrocínio do futebol de Mato Grosso do Sul”, afirmou o deputado Pedrossian Neto.

De acordo com o parlamentar, a audiência vai discutir a “reforma interminável” e a falta, até então, de perspectiva para conclusão das obras. “Isso tem trazido uma série de problemas e prejuízo ao esporte”, avalia o parlamentar.

Dem participar da audiência a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), responsável pela obra, da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul (Agesul). Presidentes de clubes de futebol do Estado, torcidas organizadas, federações, pessoas que gostam de futebol e o público em geral são convidados para o evento.

O estádio e partidas históricas

Maior estádio universitário do Brasil,  o Morenão foi construído pelo ex-governador Pedro Pedrossian (1928-2017) no campus da então Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT), atualmente Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A inauguração foi no dia 7 de março de 1971, com o confronto entre Flamengo e Corinthians, equipes com as maiores torcidas do País – os rubro-negros venceram por 3 a 1, segundo informação do Museu do Futebol .

O maior público do Morenão, ainda conforme o Museu do Futebol, foi registrado em 23 de fevereiro de 1978. Naquela quinta-feira, 38.122 torcedores viram o Operário vencer o Palmeiras por 2 a 0. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias