Terça, 26 de Novembro de 2024
11970913116
Geral Piauí

IASPI anuncia expansão da sua rede credenciada na região norte do Piauí

Hospital Marques Bastos (HMB), em Parnaíba, ganha ampliação de atendimento oncológico e vai beneficiar mais de 20 mil usuários do sistema Iaspi Saú...

26/02/2024 19h14
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A ampliação do atendimento oncológico no Hospital Marques Bastos (HMB) em Parnaíba, foi inaugurada nesta segunda-feira (26),  e vai beneficiar mais de 20 mil usuários do sistema Iaspi Saúde e Plamta em Parnaíba e toda a Planície Litorânea e região dos Cocais. Com 500 pacientes, atualmente, em tratamento oncológico, o hospital deverá dobrar a quantidade de leitos, de sete para 14 leitos, oportunizando a mais pessoas o acesso ao diagnóstico precoce e  tratamento oncológico.

Continua após a publicidade
Anúncio

O presidente do HMB, Mirócles Véras Neto, a diretora-geral do Iaspi, médica oncologista Dra. Daniel Aita, o deputado estadual, Dr. Gil Carlos Modesto,  médicos, diretores e equipe técnica visitaram as novas instalações da área de oncologia do hospital. A ampliação da rede credenciada fortalece a parceria com o prestador  que já realiza consultas ambulatoriais com oncologista clínico, consulta com cirurgião oncológico, além de realizar cirurgias oncológicas e quimioterapia.

A  Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) desde 2017, é referência no atendimento oncológico pelo SUS. “O SUS é nossa missão, mas não podemos esquecer o grande contingente de servidores do Estado, usuários do Iaspi, o maior plano de saúde do Estado, que a  partir de agora também vão contar com o serviço de oncologia em Parnaíba, evitando a necessidade de deslocamento até Teresina”, afirmou Mirócles, ao agradecer a sensibilidade da diretora-geral em ampliar esse atendimento.

No evento, a diretora Daniele Aita esclarece que a partir de hoje Parnaíba já conta com atendimento ambulatorial em mais de 20 especialidades (clínico geral, ortopedia, pediatria, cardiologia, endocrinologia, psicologia, ginecologia/obstetrícia, etc), além da realização de cirurgias complexas como cirurgia cardíaca, neurocirurgia, cirurgia ortopédica e cirurgia oncológica.

“Precisávamos oferecer também o tratamento oncológico e hoje avançamos com a disponibilização de tratamento quimioterápico. O governador Rafael Fonteles nos apoia e incentiva a fazer esse trabalho de expansão da rede credenciada, sempre preocupado em levar saúde de qualidade ao servidor público usuário do sistema Iaspi”, enfatizou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Na oportunidade, o deputado Gil Carlos também destacou que Parnaíba tem crescido muito, inclusive, passando a oferecer serviços de alta complexidade. “Lembro que há alguns anos, tudo precisava ser resolvido em Teresina. Hoje, o Hospital Marques Bastos, por exemplo,  é referência em saúde para uma região com cerca de 28 municípios e cidades vizinhas do Ceará e Maranhão. Quero parabenizar a Dra. Daniele e o presidente do HMB, Dr. Mirócles Véras, pela expansão do atendimento. O governador Rafael Fonteles e a diretora do Iaspi sempre preocupados em oferecer saúde a baixo custo, de qualidade ao servidor do Estado, fortalecem a parceria com HMB, que há 84 anos zela pela saúde de forma humanizada, ética e com qualidade”, afirmou. 
   
O hospital oferece atendimento a aproximadamente 1 milhão de habitantes entre consultas, exames, cirurgias, quimioterapia e ainda, este ano, terá atendimento de radioterapia. Para garantir esse atendimento está em obra o prédio da radioterapia com previsão para entrega em abril e posterior instalação de equipamentos e início do tratamento de radioterapia em Parnaíba. No momento, no setor oncológico, o hospital conta com oncologistas clínico, especialista em cuidados paliativos e cirurgiões, além de uma equipe multidisciplinar de apoio e suporte ao paciente, composta por enfermeiro oncológico, técnicas de enfermagem, assistente social, nutricionista oncológica e psicólogas.

Pacientes que não têm como chegar ao local de quimioterapia e são pacientes SUS, o hospital envia veículo para buscar e deixar, assim como realiza visitas em residência quando necessário. O HMB adquiriu uma casa, que está concluindo a reforma (Casa de acolhimento) para dar apoio  - dormitório (com estrutura de cozinha, banheiros, sala e quartos) para pacientes de outras cidades que não têm condições de retornar no mesmo dia para casa - para que possam descansar antes de retornarem aos seus lares.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias