A Comissão de Educação aprovou nesta terça-feira (27) o projeto de lei (PL) 3.057/2021 , que cria o Dia Nacional da Mulher Sambista, a ser comemorado em 13 de abril. O texto da Câmara dos Deputados recebeu relatório favorável do senador Cid Gomes (PDT-CE), lido no colegiado pelo senador Paulo Paim (PT-RS). O texto segue para sanção presidencial.
O objetivo do projeto é dar visibilidade às sambistas, destacar o papel de protagonistas e reconhecer a importância das mulheres na constituição do gênero musical, uma das principais manifestações culturais populares brasileiras. O dia 13 de abril marca o nascimento da cantora, compositora e instrumentista Yvonne Lara da Costa (1922-2018), mais conhecida no meio musical como Dona Ivone Lara.
“A instituição da data comemorativa também dará visibilidade a outras mulheres brasileiras, que se destacaram e ainda hoje assumem um papel proeminente na história do samba, razão pela qual somos plenamente favoráveis a essa brilhante iniciativa parlamentar”, justifica Cid Gomes no relatório lido por Paulo Paim.
A CE aprovou ainda um requerimento de convite ao ministro da Educação, Camilo Santana. Ele deve analisar o desempenho da pasta em 2023 e prestar esclarecimentos sobre os problemas ocorridos na divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) de 2024. O REQ 11/2024 — CE foi sugerido pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE).
A comissão aprovou ainda um requerimento de convite para a ministra da Cultura, Margareth Menezes. De acordo com o REQ 10/2024 — CE, proposto pelo presidente do colegiado, senador Flávio Arns (PSB-PR), ela deve fazer um balanço das atividades de 2023.
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 21°
ChuvaMín. 18° Máx. 24°
Chuvas esparsas