Terça, 26 de Novembro de 2024
11970913116
Geral Comunicação

Governador apresenta a representantes da ADIPR cenário macroeconômico do Estado

O encontro, que também teve como pauta o cenário econômico do Estado e da comunicação regional, aconteceu no Palácio Iguaçu. Ratinho Junior aprese...

27/02/2024 18h03
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Foto: Jonathan Campos/AEN
Foto: Jonathan Campos/AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior apresentou nesta-terça-feira (27) algumas das principais ações em andamento do Governo do Estado a representantes da Associação de Jornais e Portais do Paraná (ADIPR). O encontro, que também teve como pauta o cenário econômico do Estado e da comunicação regional, aconteceu no Palácio Iguaçu.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Estamos vivendo um bom momento no Paraná, com ações de Estado com grande impacto para a população. Alguns exemplos são o programa Asfalto Novo, Vida Nova, que já investiu mais de R$ 600 milhões na pavimentação das pequenas cidades do Estado, ou o programa de concessões, que vai melhorar a infraestrutura de todas as regiões do Paraná”, afirmou o governador. Os seis lotes devem atrair mais de R$ 50 bilhões em investimentos nas rodovias.

De acordo com Ratinho Junior, estas medidas resultam em um ambiente de negócios favorável aos investimentos privados, que geram empregos, demandam insumos e movimentam cadeias produtivas.

“Isso se reflete em alguns números recentes, como o índice do Banco Central que mede a atividade econômica dos estados e que mostrou que o Paraná teve o maior crescimento do Brasil em 2023 , com 7,8% de aumento. Outro exemplo é que alcançamos o menor índice de desemprego no Estado desde 2014 , com 4,8% de desocupação, o que configura um cenário de pleno emprego”, complementou.

O governador elencou algumas áreas que têm se destacado, levando desenvolvimento para diferentes regiões do Estado. Uma delas é o turismo, que registrou crescimento de 10% no acumulado do ano de 2023 e teve a segunda maior alta do Brasil, atrás apenas do Mato Grosso, que cresceu 16,4%.

“O Paraná sempre olhava muito timidamente para o turismo. Agora, não. Estamos com uma atenção especial, dando a estrutura e a visibilidade para este setor se desenvolver. Ele envolve uma grande cadeia de serviços que é fundamental para o desenvolvimento de uma região. E temos excelentes resultados nas regiões que trabalham com turismo de natureza, turismo náutico e religioso. Além do sucesso que registramos no Litoral do Estado nesta temporada de verão”, disse Ratinho Junior.

A reunião também tratou sobre o cenário de momento do agronegócio, que registrou recordes de exportação no Estado em 2023 , com 60 milhões de toneladas exportadas em 2023.

Ratinho Junior afirmou que tem buscado soluções para que os produtores locais tenham acesso a tecnologias que preservem as produções dos eventos climáticos e consigam se preservar em relação às oscilações de preço das commodities. “Estivemos recentemente em uma missão no Nebraska para ver soluções de irrigação por pivô central e estamos desenvolvendo formas de dar acesso dos produtores a estas tecnologias. Também estamos pensando em soluções em relação à armazenagem, para que o produtor possa trabalhar melhor com os preços”, afirmou.

DIÁLOGO– Para o presidente da ADIPR, Nery José Thomé, os resultados positivos são perceptíveis, com grandes investimentos por todo o Estado. “Hoje o Paraná é um celeiro de obras, tanto da iniciativa pública, quanto privada”, afirmou.

Thomé também destacou a abertura de diálogo que o setor tem com o Governo do Estado. “A indústria da comunicação emprega muita gente, movimenta uma porção importante da economia e é importante que hoje temos uma relação com muita transparência”, complementou.

O secretário de Comunicação, Cleber Mata, também enalteceu o papel dos jornais e portais do Paraná na comunicação dos avanços do Estado e na fiscalização do poder público. “A ADIPR e seus associados vem desempenhando um importante papel para a promoção da democracia e da cidadania no Paraná, nos ajudando a melhorar a cada dia”, disse.

PRESENÇAS– A reunião contou também com as presenças do chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; do diretor-geral da Secretaria de Comunicação, Eduardo Pugnali; do diretor de Marketing da Secretaria de Comunicação, Willian Silva; do vice-presidente da ADIPR, Wilson Oliveira; e dos representantes dos seguintes jornais e portais: Juscelino Costa, do Diário dos Campos; Jedaias Belga, da Tribuna de Cianorte; Eduardo Carpinski, de O Comério; Ricardo Mitugi Takiguti, do PR Portais; Jadir Zimmermann, do portal Preto no Branco; Juliano Antoniolli, dos jornais O Paraná, Jornal Hoje e Tribuna Hoje; Sandro Carrilho, do Página Um News; Joice Fabrício, do Correio do Povo; Nicolás Mejía, da Folha de Londrina; Luis Eduardo Valêncio de Oliveira, do jornal O Presente; Deny Barbosa, do Jornal do Povo; João Rafael Garcia, do Maringá Post; Gebran Saad, da Folha do Litoral; Marcos Kuchinski, do Jornal de Pato Branco e do Jornal de Francisco Beltrão; Maurício Mosson, do Metrópole; Armando Manfroi, do Jornal do Oeste; Fabiana dos Santos Fabrício, do Extra Guarapuava; e Alceu Junior, da Folha Extra.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias