Domingo, 22 de Setembro de 2024
77 99927-9463
Geral Geral

Governo do Ceará leva cursos profissionalizantes para unidades da Cufa em Fortaleza

Para Fábio Alencar, de 44 anos, o desemprego bateu à porta seguido pela possibilidade de engatar em uma nova carreira. “Eu trabalhava com venda de ...

28/02/2024 10h27
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Para Fábio Alencar, de 44 anos, o desemprego bateu à porta seguido pela possibilidade de engatar em uma nova carreira. “Eu trabalhava com venda de peças de automóveis e fui desligado da empresa há mais ou menos uma semana. Foi quando surgiu uma oportunidade de encaixe no curso”, lembra. Ele é um dos 20 alunos da turma de Cabeleireiro Masculino/Barbeiro, do Criando Oportunidades, que está acontecendo na Central Única das Favelas (Cufa), do Poço da Draga.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Eu já tinha interesse em fazer um curso de barbeiro, só não tinha tempo. Acho que a formação vai trazer bastante mudança pra mim, porque é um polo totalmente diferente do que eu já trabalhava. Vai ser uma grande oportunidade, principalmente na comunidade onde eu moro, a Moura Brasil”, completa.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A capacitação é resultado de parceria entre a Secretaria da Proteção Social (SPS) e a Cufa, e vem levando turmas de qualificação profissional para a população de diferentes comunidades atendidas pela Cufa Fortaleza. A parceria teve início em outubro de 2023.

No total, 82 pessoas já foram capacitadas pelo programa Primeiro Passo nas turmas de Marketing Digital para Empreendedores e Assistente Administrativo; e pelo Criando Oportunidades nas turmas de Costura, Cabeleireiro Masculino/Barbeiro e Design de Sobrancelhas.

Para a coordenadora da Inclusão Social da SPS, Jéssica Souza, as formações visam trazer melhoria de vida para os alunos, bem como seu grupo familiar e comunitário. “Os cursos de qualificação profissional oferecidos com a parceria Cufa só fortalecem a política pública do Estado em proporcionar uma qualidade de vida e novas oportunidades para a juventude e para os moradores dos bairros que, com a qualificação profissional, podem alçar voos cada vez mais altos”, reflete.

As capacitações são voltadas para pessoas a partir de 16 anos de idade. Atualmente estão sendo realizadas aulas de Depilação, na Cufa Quadras; Manicure e Pedicure, na Cufa Rosalinda; Maquiagem, na Cufa Papicu; e a turma de cabeleireiro masculino na Cufa do Poço da Draga.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Estudante do Ensino Médio, Jonas Gois, 16, também integra a turma do Poço da Draga. Na segunda semana de aula, ele já visualiza os próximos passos. “Quando eu terminar o curso, vou começar a praticar, cortar cabelo de graça e, quando eu ver que estou melhorando eu vou começar a cobrar e procurar um emprego na área, tentar montar um negócio, investir”, pondera. “Um curso como esse é muito bom para a comunidade, é uma oportunidade para muita gente, porque pagar um curso de barbeiro é caro”, finaliza.

A formação tem 100 horas/aula e acontece de segunda a sexta-feira, durante 25 dias, sempre pelo período da tarde. As aulas se dividem entre práticas e teóricas, onde os alunos estudam sobre mercado de trabalho e empregabilidade, ética profissional e empreendedorismo; além de desenvolverem habilidades específicas como estudo da pele e o pelo; tratamentos capilares; barba, cavanhaque e bigode; noções de visagismo; e técnicas para corte de cabelo.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias