A Secretaria da Educação (Seduc) realizou, nesta terça-feira (27), o “Dia D da Busca Ativa Escolar”, uma grande mobilização em toda a rede pública estadual de ensino com o objetivo de evitar o abandono e possibilitar a todos os alunos a conclusão da educação básica. A ação foi lançada na Escola de Ensino Médio (EEM) Liceu de Messejana, em Fortaleza, com a presença da secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes. A iniciativa teve o viés de fortalecer a campanha, que na verdade acontece durante o ano inteiro.
Jucineide Fernandes lembra que o foco da busca ativa não se resume aos jovens que abandonaram os estudos, mas também aos que estão infrequentes. “Os estudantes são a razão da nossa existência. É para eles que trabalhamos. Mas, para que possam usufruir de tudo o que planejamos, precisam estar na escola. Convido todos os alunos a serem agentes da busca ativa. Se perceberem que o colega está faltando, entrem em contato com ele. Avisem ao professor. Quem perde aula, está perdendo a oportunidade de aprender”, frisa a secretária executiva.
Jucineide também explicou a respeito do programa “Pé-de-Meia”, do Governo Federal, que concede incentivos financeiros a estudantes de baixa renda matriculados no Ensino Médio no ano de 2024, com frequência regular e aprovação no ano letivo. A ideia do programa é democratizar o acesso e reduzir desigualdades entre os jovens do ensino médio, além de promover mais inclusão pela educação, estimulando a mobilidade social.
“Lembramos a importância de trazer o CPF à escola para ter acesso ao Pé de Meia, que é direcionado aos estudantes em condição de vulnerabilidade, para que permaneçam na escola”, complementa.
Amanda Feitosa, vice-presidente do grêmio Voz Ativa e aluna da 3ª série no Liceu de Messejana, está engajada na campanha. “É muito importante toda essa mobilização para trazer de volta os alunos que estão ausentes. A escola, além de educar, é responsável por nos acompanhar em uma fase importante da vida, que direciona o nosso futuro”, ressalta.
O diretor do Liceu de Messejana, Pascoal Júnior, defende a gestão participativa, na qual todos são responsáveis pelos resultados e conquistas da unidade de ensino. “Essa questão da busca ativa é muito importante para nós, pois somos uma escola de aproximadamente 1.500 alunos, e temos grande responsabilidade para não haver evasão. Trabalhamos a busca ativa no decorrer dos anos e sabemos que essa meta só é possível com a participação de toda a comunidade escolar. Se não houvesse cooperação, não estaríamos conseguindo”, argumenta.
Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsas