O programa Opera Paraíba, ação do Governo do Estado para reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas e agilizar o atendimento, encerra, nesta quarta-feira (28), as cirurgias oftalmológicas no Hospital de Clínicas, em Campina Grande. Os procedimentos iniciaram na última segunda-feira (26). Foram realizadas, diariamente, 40 cirurgias de catarata e 15 de pterígio, totalizando 165 procedimentos oftalmológicos na unidade.
Segundo o diretor-geral do Hospital de Clínicas, Thyago Morais, é fundamental reconhecer a importância das cirurgias de catarata e pterígio para a população paraibana. Ele explica que essas condições oftalmológicas podem impactar significativamente na qualidade de vida dos pacientes, afetando sua visão e, consequentemente, as atividades diárias e o bem-estar. “Essas intervenções não só aliviam o sofrimento visual, mas também capacitam os beneficiários a retomarem suas atividades diárias, a trabalharem e contribuírem ativamente para suas comunidades”, explica o diretor.
José Carlos de Oliveira, 62, morador do município de Olivedos, conta que já não podia mais andar de bicicleta, nem dirigir, atividades que tanto gosta. “Como eu vou andar de carro com a vista ruim e arriscar morrer, levar uma batida? Aí a pessoa enxerga e fica feliz!”, comemorou.
Desde seu lançamento, em 2019, o programa Opera Paraíba tem a missão de proporcionar acesso às cirurgias oftalmológicas a todas as regiões do estado, intensificando a regionalização da saúde. Para ser atendido, o usuário deve procurar as Secretarias de Saúde de cada município ou fazer o cadastro acessando a página operaparaiba.pb.gov.br .
Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 18° Máx. 30°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas