Prefeituras que já tenham adquirido as estações de fotografia que serão utilizadas para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) podem oficializar o Instituto de Identificação, órgão da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO). As equipes do Instituto estão percorrendo municípios do Estado, para instalação e configuração dos equipamentos de fotografia, além de ofertarem treinamento aos servidores para o uso na Plataforma de Atendimento de Perícia e Identificação (PAPI).
Sete municípios já estão com estações montadas e oferecendo um serviço mais ágil e de qualidade ao cidadão, que não precisa mais custear a foto que será utilizada no novo documento. São eles: Aparecida do Rio Negro, Nova Olinda, Ananás, Arapoema, Dois Irmãos, Paraísoe Pium.
“O Instituto está à disposição dos municípios para prestar o apoio que for necessário. Nós orientamos quanto à aquisição do equipamento, abordando as especificações mínimas e também fazemos a instalação e configuração na plataforma Papi. Isso é bom para a população e também para a gestão, que vai ter mais qualidade e segurança nos processos feitos no interior”, explicou a diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon.
O primeiro posto de identificação com estação de foto digital adquirida pela prefeitura foi instalado em Aparecida do Rio Negro. O segundo, foi em Nova Olinda. De lá, o supervisor de Identificação Civil, Valtenir Carvalho, fez questão de parabenizar os gestores pela iniciativa.
“Parabenizo a todos os gestores que estão buscando essa comodidade para a população e ao prefeito de Nova Olinda, Jesus Evaristo, que também adquiriu o kit fotográfico que será utilizado no processo de identificação civil. Ficamos muito felizes quando encontramos uma gestão que busca facilitar as coisas para a população. Essa ação gera economia para o cidadão, a garantia do trabalho bem-feito e de que o processo não será devolvido, pois foi feito com qualidade”, destacou o supervisor.
O prefeito de Nova Olinda, Jesus Evaristo, também disse estar satisfeito com o serviço. “Isso vai trazer economia e facilidade para o povo, é mais comodidade. O governador Wanderlei Barbosa nos proporcionou esse posto e temos buscado melhorar cada dia mais, fortalecendo a parceria com o governo”, afirmou.
As próximas cidades que serão atendidas pelas equipes no Núcleo de Identificação são Araguaçu, Figueirópolis, Cariri, Dueré, São Salvador, São Valério, Crixás e Fátima.
Dados
Atualmente, o Tocantins conta com 117 núcleos. Até a quarta-feira, 28 de fevereiro, já foram realizados 24.351 atendimentos de solicitação da nova CIN. Os gestores interessados em receber a capacitação podem entrar em contato pelo número (63) 3218-6823.
Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 31°
Tempo nublado