O Senado vai promover no dia 15, às 14h, uma sessão especial em homenagem ao ex-ministro Alysson Paolinelli. Os requerimentos para a homenagem (RQS 73/2024 e RQS 78/2024 ) foram apresentados pelos senadores Wellington Fagundes (PL-MT) e Izalci Lucas (PSDB-DF). A sessão vai ocorrer no dia em que a nomeação de Paolinelli para chefiar o Ministério da Agricultura completa 50 anos.
O ex-ministro nasceu no município de Bambuí (MG) em 1936 e morreu no ano passado, em Belo Horizonte (MG), aos 86 anos, por complicações depois de uma cirurgia para colocar uma prótese no fêmur. Ele foi ministro de 1974 a 1979. Nesse período, foi um dos responsáveis pela criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), onde implantou um amplo programa de bolsa de estudos para mais de 3 mil estudantes brasileiros nos mais diversos centros de pesquisa em agricultura pelo mundo.
Paolinelli foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021, 2022 e 2023. Há três anos foi criada a Rede Paolinelli, que reúne instituições do mundo acadêmico e do agronegócio com o propósito de coordenar e estimular o engajamento na indicação do ex-ministro da Agricultura ao prêmio.
Para o senador Wellington Fagundes, “Paolinelli foi um visionário e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da agricultura brasileira". Já Izalci lembra que, em 2006, o ex-ministro ganhou o prêmio World Food Prize, "equivalente ao Nobel da alimentação, concedido anualmente às pessoas que ajudaram consideravelmente a população a melhorar a qualidade, quantidade ou disponibilidade de alimentos no mundo".
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 21°
ChuvaMín. 18° Máx. 24°
Chuvas esparsas