Sábado, 23 de Novembro de 2024
11970913116
Cidades Camaçari - BA

Protagonismo feminino é celebrado em Sessão Especial na Câmara de Camaçari

Celebrar a mulher como protagonista na sociedade e na própria vida, através das mais diversas atuações. Esse foi o foco da Sessão Especial em homen...

08/03/2024 00h17
Por: Redação Fonte: Câmara de Camaçari - BA
Foto: Reprodução/Câmara de Camaçari - BA
Foto: Reprodução/Câmara de Camaçari - BA

Celebrar a mulher como protagonista na sociedade e na própria vida, através das mais diversas atuações. Esse foi o foco da Sessão Especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, realizada pela Câmara de Camaçari, na noite desta quinta-feira (07/03). O plenário lotado reuniu autoridades, personalidades e referências na cidade e população em geral.

Continua após a publicidade
Anúncio

A atividade foi realizada por iniciativa da vereadora Professora Angélica (PP), que conduziu a sessão. Ela destacou a importância do dia 08 de março como marco de grandes conquistas já alcançadas pelas mulheres, ressaltando que ainda há muito a fazer no sentido de garantir igualdade de oportunidades e respeito à mulher. Para a vereadora, a política é sim um caminho viável para que mulheres façam mudanças positivas na sociedade.

“Fazer política é ouvir, ajudar o outro a resolver problemas, e a mulher faz isso por natureza, com maestria. Eu, mulher negra, vinda da roça, tornei-me empresária do município e resolvi entrar na política para ajudar ainda mais as pessoas, levar melhorias para nosso povo. Eu sinto isso como um chamado para cuidar de gente e acredito que a mulher precisa se apoderar dos cenários políticos de maneira a ser protagonista. Acreditem em vocês e façam seus sonhos acontecerem. A gente pode estar em qualquer lugar que quisermos”, afirmou.

Entre as palestrantes convidadas, esteve a psicóloga Niagara Aricia que dedicou seu espaço para defender que as mulheres se conectam uma à outra por diversos caminhos e que nenhuma mulher está sozinha. “A sociedade nos separa porque acha que as diferenças devem nos afastar, mas isso não é verdade. Cada mulher aqui se conecta a todas as outras mulheres por motivos diversos. O que nos aproxima é o fato de sermos mulheres e dentro desta universos existem coisas que são especificamente nossas. Temos muito mais coisas que nos aproximam do que nos separam. Precisamos honrar a nossa capacidade de sermos tantas coisas ao mesmo tempo e tão grandiosas. Precisamos honrar nossa história, nossa caminhada, nossas cicatrizes, nossas fortalezas. Honras as mulheres notáveis que nos rodeiam”, afirmou.

Emocionada, a primeira-dama do município, Ivana Paula, também reiterou as palavras e falou sobre como as dificuldades enfrentadas pelas mulheres ajudam a fortalecer as raízes para uma colheita próspera. “Fui feirante, tive barraca que vendia meus produtos, não tenho vergonha alguma da minha história, da minha trajetória. Sou igual a todas as mulheres deste país que batalham diariamente para conquistar seus sonhos e alcançar seus objetivos. Hoje estou primeira-dama, pensando no social, trabalhando pela população”, relatou.

A luta para ocupar um espaço como mulher na sociedade, contribuindo para o seu desenvolvimento, e não deixando para trás características femininas, foi o destaque da fala da psicóloga Salma Reis. “Gosto de falar da mulher em um lugar de fortaleza e de sensibilidade. Temos conquistado muitos espaços, muitas batalhas travadas, mas é preciso manter a nossa delicadeza, que nos é tão cara. Quando falamos de fortaleza, falamos de luta. E todas nós temos nossas batalhas, que orgulhariam muitas mulheres lá atrás na história. Mas, essa luta precisa ainda ser com traços de leveza e sensibilidade. Essa é a nossa natureza, acolher, conquistar”, acrescentou.

A sessão contou ainda com entrega de honrarias para mulheres de destaque na cidade, além de apresentação da Banda Som do Timbal, do Grupo de Mulheres Águias da Igreja Missionária Visão Poética.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias