Aconteceu, na manhã desta sexta-feira (08/03), a tradicional Lavagem de Arembepe, a quinta e última das grandes lavagens pelos distritos da orla de Camaçari. A concentração começou por volta das08:30h, mas a saída com o desfile dos grupos culturais foi somenteàs 11:20h, tendo na linha de frente o cortejo das baianas, seguido por grupos de percussão como o Beira de Rua do mestre Lagartixa, e grupos de capoeira a exemplo do Capoeira Inclusiva liderado pelo mestre Ismael Reis. O desfile partiu do loteamento “Volta do Rubalo” e seguiu pela Rua Direta até chegar à Paróquia São Francisco de Arembepe, bem de frente ao mar, e onde as baianas fizeram a lavagem benzendo os participantes.
A Câmara Municipal de Camaçari também se fez presente com a presença de muitos dos vereadores da Casa, como o vereador Vavau (PSB), que disse que “é muito bom estar aqui nessa celebração à São Francisco em Arembepe, nesta que é uma das principais manifestações culturais de nosso município, e uma festa importante para a economia de nosso município devido ao aumento do turismo nesse período”.
Para o vereador Tagner (PT), a lavagem de Arembepe é tradição e cultura. “Éaqui que está a Aldeia Hippie que é um patrimônio cultural mundial, e por isso viemos hoje prestigiar nosso povo e nossa gente nessa tradicional Lavagem de Arembepe”. O vereador Herbinho (União), por sua vez, ressaltou que “o início do festival de Arembepe trará alegrias tanto às pessoas de nosso município quanto aos turistas de outras localidades, fortalecendo o comércio local, os ambulantes, e proporcionando um grande evento para todo o povo de Camaçari, além da homenagem ao nosso padroeiro São Francisco de Assis”, afirmou.
O caráter da festa também foi lembrado pelo vereador Junior Borges (União). “A lavagem junto com o festival de Arembepe é considerado por muitas pessoas como a maior ressaca de Carnaval da Bahia, sendo esperada por muitas pessoas todos os anos. E por Arembepe ser conhecida em todo o mundo, as festas são sempre recheadas de muita alegria”, finalizou.