Sexta, 22 de Novembro de 2024
11970913116
Câmara dos Deputados Câmara dos Dep...

Projeto autoriza pós-graduado a atuar como psicomotrista após validação por conselho federal

O psicomotrista atua no desenvolvimento psicomotor dos alunos, por meio de brincadeiras e jogos

19/03/2024 19h05
Por: Redação Fonte: Agência Câmara
Bruno Spada /Câmara dos Deputados
Bruno Spada /Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei 393/24 autoriza profissionais com formação nas áreas de saúde ou educação e pós-graduação reconhecida pelo Conselho Federal de Psicomotricidade a atuarem como psicomotrista. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados e altera a lei que regulamenta a profissão .

Continua após a publicidade
Anúncio

Psicomotricidade é a ciência que estuda o indivíduo a partir de interações sensoriais, motoras e psíquicas relacionadas ao movimento.

A lei, que entrou em vigor em janeiro de 2019, permite que atuem como psicomotricista:

  • graduados em psicomotricidade;
  • quem exercia a atividade até a entrada em vigor da lei; e
  • graduados nas áreas de saúde ou educação com pós-graduação em psicomotricidade até 48 meses após a vigência da norma ( janeiro de 2023).

“O objetivo [do projeto] é reconhecer e valorizar profissionais que possuam diploma de curso de graduação nas áreas de saúde ou de educação e pós-graduação, desde que reconhecida pelo Conselho Federal de psicomotricidade”, explica o autor, deputado Afonso Motta (PDT-RS).

O projeto estabelece ainda que, até a criação dos conselhos federal e regionais de psicomotricidade, o reconhecimento de diplomas de pós-graduação será disciplinado por decreto do Executivo Federal.

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Educação; de Saúde; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias