A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, deu início nesta segunda-feira, 18, à Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza e a imunização está disponível em todas as Unidades de Saúde do município e, inicialmente a vacina é destinada apenas para pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. Para vacinar é necessário levar, além do cartão de vacina, os documentos comprobatórios de cada grupo, sendo que os profissionais que se enquadram nestes deverão apresentar documento de identificação com foto e comprovante de vínculo com a empresa ou instituição onde atua, que pode ser uma declaração, carteira do conselho de classe ou contracheque. Já pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar laudo médico.
O imunizante é trivalente, atualizado anualmente e promove a proteção contra três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B) e o público que deverá ser vacinado, nesta etapa, é: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais de idade, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
A Covid-19, a Dengue e a Influenza continuam sendo ameaças para a saúde pública, especialmente para as pessoas não vacinadas. Assim, o Ministério da Saúde recomenda aproveitar a oportunidade da campanha de vacinação contra a gripe para atualização da situação vacinal dos grupos elegíveis. Os sintomas da gripe podem variar desde a infecção assintomática até formas graves e a doença pode ser transmitida por gotículas da fala, tosse ou espirro, pelo ar e ao tocar em superfícies contaminadas. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória, com a necessidade de hospitalização, podendo evoluir para a síndrome respiratória aguda grave (SRAG) ou mesmo óbito.
“É muito importante que as pessoas participem da campanha de vacinação contra a gripe, pois esta é a única forma de prevenção aos casos mais graves da Influenza. Faço aqui um chamamento público para que todos aqueles que fazem parte dos grupos prioritários procurem uma das Unidades de Saúde para garantir esse cuidado preventivo e se proteger da gripe e, se for necessário, iniciar ou completar o seu esquema vacinal.”, destacou o secretário de Saúde, Marlon Pereira.
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 21°
ChuvaMín. 18° Máx. 24°
Chuvas esparsas