A BYD, empresa chinesa que fabrica veículos elétricos e baterias, está se instalando em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A previsão é que a fábrica inicie suas atividades no segundo semestre deste ano, gerando cerca de 10 mil empregos.
Nesta quarta-feira (20), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) revelou que pretende expandir as atividades da BYD para outros municípios do estado, como Vitória da Conquista e Feira de Santana.
"Estamos dialogando com a própria empresa BYD sobre a expansão para Vitória da Conquista, Feira de Santana, Extremo Sul e Oeste da Bahia", disse Jerônimo, sem dar muitos detalhes.
Visita da CEO da BYD a Camaçari
Na última segunda-feira (18), a CEO da BYD, Stella Li, visitou Camaçari para acompanhar o andamento das obras da fábrica. Ela também se reuniu com o governador Jerônimo e com o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (União Brasil).
Cursos de qualificação para trabalhadores
O governador Jerônimo também anunciou que o governo irá promover cursos de qualificação para os trabalhadores da BYD.
"Vamos implantar cursos de português para os chineses que virão e de mandarim para que os nossos profissionais tenham noções básicas para dialogar com os chineses", disse Jerônimo.
Críticas do prefeito de Camaçari
O prefeito Elinaldo Araújo exaltou a instalação da fábrica da BYD em Camaçari, mas não deu os créditos à gestão estadual. Ele se limitou a atribuir a conquista apenas como se fosse um mérito do seu governo.
Em resposta, Jerônimo preferiu celebrar a geração de empregos que a fábrica irá trazer para o estado.
"Eu não vou rastrear, não vou baixar o nível da minha alegria. Eu quero celebrar com o povo de Camaçari e da Bahia. A minha resposta é essa: a alegria que a Bahia tem que ter em celebrar 10 mil empregos. É possível que o prefeito não precise da BYD, ele tem dinheiro o suficiente para cuidar", destacou o petista.
Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 20° Máx. 22°
Chuva