Nesta quinta-feira, 21, é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Na Educação Municipal, os estudantes com a síndrome recebem todo o suporte necessário para o seu desenvolvimento através das salas de recursos multifuncionais. Ao todo 103 salas estão distribuídas entre as escolas municipais.
Professora da sala de recursos da Escola Municipal Joselito Falcão de Amorim, Isabel Alves explica quais os cuidados são adotados para a inclusão e evolução pedagógica desses alunos.
“Nós fazemos primeiro o acolhimento dos alunos com Síndrome de Down para depois conseguirmos preparar esse aluno para a vida. Trabalhamos no contexto escolar, assim como a parte social fora da escola e o contato com a família, oferecemos essa rede de apoio. Na sala de recursos, a parte pedagógica potencializa aquilo que o aluno já sabe e é capaz”.
Vera Lúcia é mãe do estudante Ranulfo da Silva, que tem Síndrome de Down e é aluno da escola Joselito Falcão de Amorim há três anos. Ela revela o sentimento que tem sobre os cuidados que seu filho recebe.
“Eu sou muito grata pelo trabalho da escola, são professores acolhedores e eficientes que cuidam muito bem do meu filho. A diretora, gestora e as educadoras têm um carinho muito especial com o Ranulfo que se sente muito acolhido”.
Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsas