O ex-atacante Robson de Souza, o Robinho, foi preso na noite desta quinta-feira (21) em Santos, São Paulo, pela Polícia Federal. A prisão foi decretada pela Justiça Federal da cidade após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) homologar a condenação de Robinho a nove anos de prisão por estupro na Itália.
A decisão do STJ determina que o jogador cumpra a pena em regime fechado no Brasil. Robinho foi condenado por crime sexual coletivo contra uma mulher albanesa em 2013, quando ele ainda atuava pelo Milan.
A prisão de Robinho foi realizada após a presidente do STJ, Maria Thereza de Assis Moura, enviar um documento para que fosse realizado o ato de prisão. A defesa do ex-jogador chegou a entrar com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar evitar a prisão imediata, mas o pedido foi negado pelo ministro Luiz Fux.
Em nota, a defesa de Robinho declarou que o ex-jogador está à disposição da justiça.
Robinho passará por uma audiência de custódia, coordenada pelo Ministério Público Federal (MPF), onde serão analisadas as condições de sua prisão. A audiência ainda não tem data definida.
Relembre o caso
Robinho foi condenado em primeira instância na Itália em 2017 a nove anos de prisão por crime sexual coletivo contra uma mulher albanesa. A pena foi confirmada em segunda instância em 2018 e, em 2022, a Corte de Cassação, a mais alta corte italiana, rejeitou o recurso final de Robinho, tornando a condenação definitiva.
Em janeiro de 2023, o STJ homologou a condenação de Robinho, o que significa que o ex-jogador deve cumprir a pena no Brasil.
Mín. 20° Máx. 37°
Mín. 21° Máx. 32°
ChuvaMín. 19° Máx. 21°
Chuva