Quinta, 19 de Setembro de 2024
77 99927-9463
Cidades Jequié - BA

Prefeitura de Jequié promove I Encontro das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares

Com o objetivo de identificar as demandas e, desta forma, propiciar fortalecimento do setor por meio de ações que auxiliem na estruturação das prof...

22/03/2024 14h00
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Jequié - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Jequié - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Jequié - BA

Com o objetivo de identificar as demandas e, desta forma, propiciar fortalecimento do setor por meio de ações que auxiliem na estruturação das profissionais e trabalhadores que atuam com a produção e comercialização de acarajé, mingau e outros produtos no município, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, e a Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (ABAM) promoveram o I Encontro das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares. Estiveram presentes, o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton; a presidente da entidade, Rita Santos; a vice-presidente, Noélia Pires; as agentes de Desenvolvimento, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Fábia Viana e Catiane Figueredo Gonçalves; e a equipe técnica da Secretaria de Cultura e Turismo.

Continua após a publicidade
Anúncio

Foto: Reprodução/Prefeitura de Jequié - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Jequié - BA

Na oportunidade foram debatidas diversas pautas, tais como o ofício das baianas no município, cursos de qualificação, parcerias com o terceiro setor, a criação do núcleo da ABAM em Jequié, novos pontos para baianas de acarajé e a produção de um cadastro para que, a partir dele, sejam executadas políticas públicas de incentivo, bem como um plano de ação para as baianas e trabalhadores responsáveis pela preservação das tradições das chamadas comidas de tabuleiro, conforme procedimentos registrados no Livro dos Saberes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), onde estão incluídas a típica comida baiana feita com azeite de dendê e, ainda, o mingau, beiju, cocada, pipoca, bolos tradicionais e outras iguarias.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Jequié - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Jequié - BA

Foto: Reprodução/Prefeitura de Jequié - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Jequié - BA

“Foi o nosso primeiro encontro e avaliamos como muito positivo, pois possibilitou uma troca de informação, elucidação de dúvidas, além de oportunizar o estreitamento de laços entre os participantes.  Acreditamos que, quando começar a dar resultados, muitos outros trabalhadores e profissionais que atuam na produção e comercialização do acarajé, do mingau, receptivos e similares, se juntarão à proposta e, desta forma, conseguiremos promover e ao mesmo tempo preservar a tradição deste ofício ancestral.”, destacou o secretário de Cultura e Turismo,Domingos Ailton.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias