Com uma programação de palestras, debates, mesas redondas e apresentações musicais destinadas à celebração da cultura, da tradição e da religiosidade afro-brasileira e africana, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou na sexta-feira, 22, na Casa da Cultura Pacífico Ribeiro, o III Seminário de Saberes Culturais dos Terreiros. O evento faz parte das estratégias do município na luta contra o preconceito religioso e, ao mesmo tempo, comemora o Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé e o Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial, celebrado nacionalmente no dia 21 de março. Estiveram presentes o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton; a gestora de Políticas Públicas, Marinelma Macedo; a gestora de Proteção Social Básica, Suélen Pereira; o gestor da Proteção Especial, Alexandro Luiz Bomfim; a presidente da Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (Abam), Rita Santos, e da vice-presidente, Noélia Pires; equipes técnicas das secretarias municipais; dezenas de pessoas da sociedade civil, autoridades religiosas e participantes dos Terreiros.
O encontro, que teve abertura com o grupo do Ogã Fabiano, seguiu-se com uma mesa temática, com a participação de Tiago Henrique e os professores Gerôncio Silva Barbosa e Cristiane Carvalho; Fabiana Moura e Ailana Freitas abordaram sobre o racismo estrutural; foram prestadas as homenagens às figuras Zelito Preto, Mãe Nininha, Dona Alaíde; a professora Marise de Santana, desenvolveu o tema “O papel da mulher dentro do Candomblé”. Como parte da programação, foi apresentado o espetáculo teatral “AFROTUPIBRASILIANO: Memória Carne Brilho”; no final da tarde, sob o comando da Rainha Vânia e participação de músicos do Bloco Ilê Ayê, foi realizada uma caminhada contra a discriminação racial e o racismo religioso até a Praça Rui Barbosa, onde as atividades alusivas ao Seminário foram encerradas com apresentação do grupo do Ogã Fabiano, Rainha Vânia e os músicos do Ilê Ayê.
“Esta terceira edição do Seminário de Saberes Culturais dos Terreiros reafirma o nosso compromisso com a defesa de uma Cultura que respeita as tradições e que garante os direitos de todos! Ao tempo que comemoramos o Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé e o Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial. Com a participação de vários representantes dos povos de Terreiro, acadêmicos, estudantes, membros da sociedade civil, tivemos um evento muito positivo e com uma programação diversificada, com vistas ao fortalecimento das políticas públicas de valorização das nossas tradições e de incentivo à Cultura Afro-brasileira no município.”, destacou o secretário de Cultura e Turismo,Domingos Ailton.
Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 20° Máx. 22°
Chuva