Na manhã desta quarta-feira (27), familiares de detentos da unidade prisional de Brumado, no sudoeste da Bahia, realizaram uma manifestação em frente ao presídio. O motivo do protesto, segundo os manifestantes, é a mudança de direção da unidade, que teria adotado um regime desumano e que desrespeita os direitos humanos dos presos.
Denúncias de desumanização e violações de direitos humanos
Os familiares relatam que, conforme queixas dos detentos, a alimentação não está sendo feita de forma adequada, com recolhimento das garrafas térmicas das celas, onde armazenavam água fresca, obrigando os internos a beberem água morna da torneira. Além disso, direitos básicos como acesso a tratamento médico estariam sendo negados, assim como agressões físicas por parte dos agentes penitenciários e monitores da empresa terceirizada (MAP) teriam sido relatadas.
Falta de diálogo e medidas urgentes
Os familiares denunciam ainda a falta de diálogo por parte da nova direção da unidade prisional e cobram medidas urgentes para garantir os direitos humanos dos detentos. A manifestação pede a interveção da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e do Ministério Público da Bahia para apurar as denúncias e tomar providências.
Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 20° Máx. 22°
Chuva