Domingo, 24 de Novembro de 2024
11970913116
Cultura Bahia

Duo germânico-brasileiro Po:era apresenta “Parte de Nós” no Museu de Arte Moderna da Bahia

Uma peça de teatro com fones de ouvido, guiada pela ficção especulativa contada por um neto na companhia da sua avó. O post Duo germânico-brasilei...

01/04/2024 13h36
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Parte de Nós – Foto: Max Knoop
Parte de Nós – Foto: Max Knoop

Uma peça de teatro com fones de ouvido, guiada pela ficção especulativa contada por um neto na companhia da sua avó. Esse é “Parte de Nós”, espetáculo apresentado por Lucas Lacerda e Daniel Weyand. Equipada, a plateia segue numa rota sonora tridimensional acompanhando narrativas documentais e ficcionais nas áreas abertas do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA).

Continua após a publicidade
Anúncio

O ator Lucas Lacerda e sua avó Norma Lacerda contam a história de um pássaro ancestral desaparecido para o mundo humano há muitos anos. A fábula levanta questionamentos sobre a origem e a evolução da vida, assim como especula possíveis futuros do planeta.

No espetáculo, a história se mistura com sons e narrativas captadas por microfones direcionais e transmitidas diretamente aos ouvidos de cada participante. O resultado cria uma dramaturgia viva em tempo real, borrando as fronteiras entre realidade e ficção.

“Através da relação de afeto entre neto e avó, buscamos entender como duas gerações com diferentes crenças e ideias de mundo podem coexistir de forma harmônica. As narrativas da peça estão postas em diálogo com questões contemporâneas sobre continuidades coloniais e sistema de crenças” comenta o ator Lucas Lacerda, complementado por Daniel Weyand: “o pássaro da história, tendo sido roubado de seu próprio bando como resultado da invasão colonial e do ‘progresso’, perde seu senso de direção e raramente aparece para os humanos. Em sua crescente solidão, o pássaro sagrado representa nossa própria perda de senso de comunidade e os resultados dos processos de individualização capitalista”.

Parte de Nós – Foto: Max Knoop
Parte de Nós – Foto: Max Knoop

A experiência imersiva faz parte de estudos artísticos do duo germânico-brasileiro Po:era, composto por Daniel Weyand (Alemanha) e Lucas Lacerda (Brasil), em que mesclam suas experiências complementares enquanto antropólogo e ator, respectivamente. O trabalho a ser exibido no MAM é o primeiro experimento do novo espetáculo do duo, com estreia oficial prevista para maio, no Festival Silvestre em Lisboa, Portugal. O duo Po:era é responsável ainda pelo Onsite Festival, projeto de residência e festival site-specific, que acontece em Berlim. Para 2025, uma edição do festival está sendo prospectada em Salvador.

“O Museu de Arte Moderna é um espaço para todas as artes, ocupando não somente as galerias, mas também as áreas externas, o pátio, com música e também novas propostas que apresentem ao público arte e cultura. O espetáculo Parte de Nós é uma oportunidade de imersão e novas experiências sensoriais para o público do MAM”, comenta a diretora do MAM, Marília Gil.

Serviço

Data: 4 a 7 de abril – quinta a domingo

Horário: 16h30

Local: Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA)

Entrada Gratuita – contribuição consciente

Reservas: https://www.sympla.com.br/evento/parte-de-nos/2398217

Realização: Coletivo Po:era

Produção Local: João Pedro e Matheus Emanuel

Projeto realizado em parceria com o MAM Bahia.

Sobre o Museu de Arte Moderna da Bahia

Com projeto arquitetônico de Lina Bo Bardi, o MAM-BA está localizado no Conjunto Arquitetônico Solar do Unhão e exibe exposições de artistas locais, nacionais e estrangeiros. Além das galerias principais, o museu possui, ainda, Parque das Esculturas, sala de cinema e pátio com vista para o Pôr-do-Sol. A coleção do MAM-BA é diversificada, com obras dos modernistas Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Candido Portinari e Flávio de Carvalho, até os contemporâneos como Tunga, Waltercio Caldas, Siron Franco, Marepe, Caetano Dias, entre outros.

Sobre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

O Ipac é uma autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) e atua de forma integrada e em articulação com a sociedade e os poderes públicos municipais e federais, na salvaguarda de bens culturais tangíveis e intangíveis. Trabalha na política pública estadual do patrimônio cultural e no fomento de ações para o fortalecimento das identidades culturais da Bahia.

Fonte: Ascom/Ipac

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias